Remédios Caseiros

Dormideira: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 20/01/2015

Uma das plantas que são a diversão da criançada é a dormideira, mas pouca gente sabe que ela também possui propriedades curativas. Ela tem este nome por ser formada por várias pequenas folhas, que se fecham com o toque. A situação é temporária, já que depois de alguns minutos ela volta ao seu formato original.

 

Esta é uma planta que cresce no Brasil, Ásia, África, Ilhas do Pacífico, Caribe e outras partes do mundo, principalmente em torno de campos de arroz e jardins. Suas sementes possuem um alcaloide tóxico, mas suas raízes são ricas em flavonóides, fitosterol, alcaloides, aminoácidos, taninos, ácidos graxos de glicosídeos.

dormideira

A divertida plantinha tem propriedades para tratar várias doenças. Foto: iStock, Getty Images

Dormideira no combate à dor

 

Dos extratos das suas folhas, é produzida uma substância muito parecida com a adrenalina. Todos estes compostos proporcionam à dormideira um poder de ação expectorante, antiasmática, analgésica, sedativa e antidepressiva.

Todas estas ações contribuem para o tratamento de inúmeras doenças. Sua casca é usada para relaxar a mente e aliviar a depressão, angústia mental, irritabilidade, palpitações graves, e amnésia. É um potencializador de humor e melhora a circulação do sangue.

Além disso, alguns herbalistas acreditam que ela pode reduzir o aparecimento da calvície, devido à sua capacidade de promover o crescimento de células saudáveis.  Na medicina Ayurvédica, a raiz é usada para tratar febres, icterícia, lepra, disenteria, problemas vaginais e uterinos, inflamações, fadiga e asma.

Na medicina ocidental, a raiz da dormideira é utilizada para o tratamento da insônia, irritabilidade, tensão pré-menstrual (TPM), menorragia, hemorroidas, feridas na pele e diarreia. É também utilizada para tratar a tosse e febre em crianças, e há algumas provas que sugerem que a planta é eficaz no alívio dos sintomas da artrite reumatoide.

Alguns remédios caseiros com dormideira

 

Conheça algumas receitas que podem ser preparadas em casa mesmo no combate a diversos males. Se você tem a planta em seu jardim ou quintal, saberá como elaborar um remédio caseiro com suas folhas.

1. Insônia

 

Para tratar a insônia, basta usar 60 gramas de folhas e água no preparo de um chá. Também é possível usar 15 gramas de dormideira e 15 gramas de folha de mostarda e água para o preparo de um chá. Beba sempre meia hora antes de ir para a cama.

2. Bronquite crônica

 

Para tratar a bronquite, 60 gramas de raiz de dormideira e 600 ml de água é o necessário para a preparação de um chá. Deixe ferver em fogo baixo até reduzir a água para 200 ml. Em seguida, a água é dividida em duas bebidas. Tome este remédio duas vezes ao dia.

3. Tosse com catarro

 

Para tratar uma tosse com catarro, basta usar 15 gramas da planta e ferver em água. Tomar este chá pelo menos duas vezes ao dia.

4. Reumatismo

 

Para tratar reumatismo, basta usar 15 gramas de raiz da planta e deixar macerar em 500 ml de vinho branco por duas semanas. Depois disso, é só aplicar a mistura na área afetada regularmente.

5. Hepatite

 

A dormideira contém compostos importantes na prevenção e tratamento da hepatite. Você pode fazer isso através da fervura de 10 gramas da raiz em 200 ml de água. Ferver durante 15 minutos e beber a mistura diariamente.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!