Remédios Caseiros

Verbasco: conheça todos os seus benefícios para a saúde

Por Redação Doutíssima 20/01/2015

Uma das plantas mais usadas em tratamentos para a saúde é o verbasco. Esta herbácea pode fazer maravilhas pelos cabelos e pele, entre outros benefícios. O verbasco é uma das favoritas entre os homeopatas e é usada como um ingrediente em muitas de suas receitas.

Também chamada de basbasco e calção de velho, esta planta é encontrada extensivamente e mais comumente em muitas partes da Ásia e da Europa, mas em razão de seus muitos benefícios à saúde, passou a ser cultivada em vários pontos do planeta.

Verbasco

Planta está entre as preferidas dos homeopatas. Foto: iStock, Getty Images

Verbasco em chá ou xarope

 

O segredo do poder desta erva está em sua composição. Ela é muito utilizada em forma de chás, óleo, extrato e xarope, isso porque é rica em elementos como taninos, saponinas e cumarina, além de triterpeno, bem como flavonóides e ácidos fenólicos.

O verbasco é usado como um tratamento para a tuberculose na Europa desde o século 16. Um experimento no século 19 descobriu que essa planta melhorou os sintomas de seis dos sete pacientes com a doença. Alguns acreditavam que, se usada nas fases iniciais da doença, poderia levar a uma recuperação completa.

Hoje, sabe-se que esta erva possui propriedades antibacterianas e expectorantes, que podem favorecer o tratamento de muitas complicações de saúde. Há ainda mais benefícios associados a esta planta incrível, já que ela é rica em muitas vitaminas, tais como vitaminas D, B2, B5 e vitamina B12.

Por isso, é capaz de ajudar na manutenção de sua saúde óssea e também facilitar uma melhor absorção do cálcio. As vitaminas do complexo B podem auxiliar na sensação de saciedade e facilitar a perda de peso.

Principais benefícios do verbasco

 

 

De gripes a complicações no ouvido e infecções, a erva pode ser alternativa eficaz no tratamento. Conheça, abaixo, as principais ações da planta no organismo humano.

1. Gripes e resfriados

 

O verbasco tem propriedades expectorantes e antibacterianas, o que faz do seu chá um ótimo remédio caseiro se você tem um resfriado ou gripe, principalmente se sentir algum tipo de congestionamento. A planta também ajuda a reduzir a quantidade de muco que é produzido pelo corpo.

2. Alergias, asma e bronquite

 

Esta erva florida é um ótimo tratamento caseiro para alergias, asma e bronquite, pelas mesmas razões que ajuda em casos de tuberculose, resfriados e gripe. Ela é antibacteriana, anti-inflamatória, um expectorante natural, e reduz o catarro.

3. Infecção no ouvido

 

Estudos revelaram que o óleo feito a partir da flor do verbasco funciona como um remédio natural contra as infecções de ouvido. Acredita-se que isto pode ser devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.

4. Saúde digestiva

 

Beber o chá de verbasco ajuda na melhora de uma série de problemas digestivos, incluindo diarreia, prisão de ventre, hemorroidas e infecções da bexiga. Ela também é usada em casos de vermes intestinais.

5. Efeitos sedativos

 

Outro uso, mas pouco comum, desta erva é devido aos seus benefícios sedativos naturais, o que é muito útil no tratamento de insônia e da ansiedade.

6. Calmante da pele

 

Aplicar óleo de verbasco diretamente em áreas irritadas da pele proporciona alívio para o desconforto em casos de erupções na pele, queimaduras, cortes ou bolhas. Devido a sua ação antibacteriana e anti-inflamatória, também irá ajudar com todas as condições de pele causadas por bactérias ou inflamação.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!