Remédios Caseiros

Salgueiro branco: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 21/01/2015

Existem muitos tipos diferentes desta planta, mas a da espécie saliz alba, conhecida como salgueiro branco, pode ser facilmente encontrada. É uma árvore que cresce em áreas climáticas moderadas em toda a Europa, Oriente Médio e América do Norte. É membro da família do salgueiro, juntamente com salgueiro negro, salgueiro violeta etc.

salgueiro branco

Propriedades desta árvore são conhecidas desde o Egito Antigo. Foto: iStock, Getty Images

As propriedades e benefícios da casca do salgueiro são conhecidos desde os tempos do Egito Antigo como um bom antisséptico. Na medicina chinesa tradicional, a casca da árvore é usada em preparações à base de plantas para tratar a febre e aliviar as dores.

Salgueiro branco é antibiótico natural

 

No início do século XIX, foi descoberto que a casca do salgueiro branco é rica em salicilina, agindo de forma semelhante à aspirina (ácido-acetil-salicílico), o que a torna um excelente antibiótico natural.

Outros ingredientes ativos da casca desta árvore incluem flavonoides, taninos, catequinas e glicosídeos. Com isso, ela possui ação adstringente, analgésica, anti-inflamatória e antisséptica.

Algumas pesquisas indicam que a parte dos efeitos do presente neste remédio natural demoram um pouco para fazer efeito, entretanto, duram mais tempo em comparação com os efeitos da aspirina e outros produtos medicamentos conhecidos.

Remédios caseiros com salgueiro branco

 

A casca de deste tipo de salgueiro pode ser utilizada na forma de extratos de ervas, tinturas, cápsulas de pó e pílulas, ou chá de ervas. Consulte o seu especialista em cuidados de saúde, a fim de descobrir a dose diária indicada deste remédio natural para você.

Há um grande número de condições de saúde a serem tratadas usando benefícios da casca da planta. Confira os usos medicinais da casca do salgueiro branco.

1. Para aliviar dores, febres e resfriado

 

Como uma aspirina natural, a casca de salgueiro branco é usada como um remédio para aliviar os sintomas de resfriado, gripe e outras doenças relacionadas. Em particular, ela pode ser uma ótima solução para reduzir a febre e tratar dores de cabeça. Para isso, basta beber duas xícaras de chá da casca.

2. Para aliviar dor de dente

 

São muitos os poderes analgésicos desta planta. Por isso, é muito usada para tratar dor de dente. Para isso, basta mastigar um pedaço de casca de salgueiro branco por alguns minutos e sentir o alívio.

3. Para dores lombares

 

Este é um bom remédio natural para o tratamento de dores lombares. De acordo com os especialistas, consumir 245mg de salicina por dia gera grandes efeitos e ajuda no alívio da menor dor nas costas. Neste caso, você pode usar uma forma mais concentrada do salgueiro branco, como suplementos.

4. Para artrite

 

Os benefícios à saúde desta planta incluem efeitos surpreendentes para quem sofre de dores de artrite. Este remédio possui dupla ação, já que consegue aliviar dores como um analgésico natural, bem como reduzindo a inflamação como um agente anti-inflamatório natural.

Para isso, basta usá-lo em forma de suplementos, ou beber três xícaras de chá de salgueiro branco todos os dias.

5. Para o coração

 

Consumir duas xícaras de chá da casca é considerada uma ótima solução para reduzir os riscos de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, a pressão arterial elevada, e outras condições cardiovasculares relacionadas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!