Remédios Caseiros

Sândalo: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 21/01/2015

O sândalo é o nome de um grupo de árvores perfumadas que são encontradas principalmente na Índia e alguns outros países do sul da Ásia, como Indonésia, bem como na Austrália.

sandalo

Inicialmente utilizado na fabricação de perfumes, o sândalo também tem propriedades medicinais. Foto: iStock, Getty Images.

Esta árvore aromática foi inicialmente usada por fabricantes de perfume, por isso, a fragrância continua a ser um dos derivados mais populares, mas o pó e o óleo também são muito utilizados pelas suas excelentes propriedades medicinais.

Sândalo combate infecções

 

O sândalo contém uma grande quantidade de compostos químicos que ajudam a acabar com uma infecção. É usado também na aromaterapia para tratar distúrbios relacionados com o estresse.

O óleo é saudável para a pele e pode ser utilizado para tratar várias condições, incluindo pele seca, eczema, prurido, e erupções cutâneas. Além disso, ele ainda é usado como um afrodisíaco.

Como usar o sândalo

 

Listamos abaixo algumas das principais aplicações desta incrível árvore aromática. Veja quais os remédios caseiros que você pode fazer com sândalo.

 

1. Para espinhas e acne

 

Adicione uma colher de chá de pó de sândalo e uma colher de chá de feijão-da-índia em pó. Forme uma pasta com a adição de água destilada e aplique sobre espinhas e acne. Após, lave com água fria depois de deixar a máscara descansar por meia hora.

Este remédio é o método ideal de se livrar da acne e das cicatrizes deixadas por ela. Você também pode misturar uma quantidade igual de pó de sândalo, açafrão em pó e adicionar água para criar uma pasta uniforme.

Depois é só aplicar a máscara na área afetada. Para reduzir cicatrizes de acne, combinar porções iguais de pó de sândalo, óleo de coco e suco de limão e aplicar nas partes afetadas. Deixar a mistura durante a noite, e lavar com água fria pela manhã.

 

2. Para alergias

 

A sensação de resfriamento do sândalo e as suas propriedades antimicrobianas ajudam a acalmar a pele, bem como curar alergias ou coceiras. O pó combinado com uma colher de chá de suco de limão reduz a irritação da pele.

Outra alternativa é fazer uma pasta com uma colher de chá de pó de sândalo, uma colher de chá de açafrão em pó e uma colher de chá de suco de limão. Aplicar nas áreas de coceira. Deixe agir por 30 minutos e lavar com água fria.

 

3. Para estresse

 

O óleo de sândalo é um sedativo e ajuda a acalmar os nervos. Utilizado na aromaterapia, este óleo oferece alivio do estresse e tem um efeito calmante sobre as membranas mucosas.

 

4. Para o alívio da dor de cabeça

 

Para obter alívio de dores de cabeça e também para reduzir febres, basta fazer uma infusão de folhas de manjericão e acrescentar duas colheres de chá do pó. Use na testa e têmporas em forma de compressa.

 

5. Para picada de insetos

 

Umedeça uma combinação de sândalo, açafrão, bem como óleo de lavanda em picadas de insetos e deixe agir por alguns minutos para o alivio rápido do inchaço e coceira.

 

6. Para eczema e psoríase

 

Adicione uma colher de chá de pó de sândalo, juntamente com uma colher de chá de cânfora, em água de rosas para criar uma pasta. Depois, é só aplicar na área afetada e deixar agir por alguns minutos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!