Remédios Caseiros

Saw palmetto: conheça os benefícios desta planta

Por Redação Doutíssima 21/01/2015

Apesar de não muito conhecida no Brasil, a planta saw palmetto é um velho remédio caseiro para tratar problemas da próstata. A saw palmetto é encontrada em forma de extrato derivado dos frutos roxos profundos da serenoa repens, uma planta originária das regiões costeiras do sul dos Estados Unidos, especialmente do sul da Califórnia.

Mas este remédio caseiro pode ser benéfico também para as mulheres, pois trata ainda outras doenças, como a inflamação do trato urinário, a inflamação testicular, a tosse e a congestão respiratória.

saw-palmetto

Esta planta trata homens e mulheres, desde problemas na próstata a cólicas menstruais. Foto: iStock, Getty Images

Saw palmetto equilibra o metabolismo

 

Ele também é usado, às vezes, para estimular a fome, equilibrar o metabolismo, reforçar a glândula tireoide, e ajudar na digestão.  A saw palmetto é composta quimicamente de óleos essenciais, ácido caprílico, ácido láurico, ácido palmítico, ácido oleico, caroteno, tanino, sitosterol, beta-sitosterol, polissacarídeo, dextrose e resinas.

Muitos homens com idade superior a 40 anos lutam com algum tipo de problema de próstata. Isto significa mais idas ao banheiro durante a noite, jato urinário fraco, sensação de desconforto, inchaço da próstata e até mesmo a disfunção erétil.

A saw palmetto alivia os sintomas da HPB ou hiperplasia benigna da próstata, diminuindo a inflamação e bloqueando a conversão de testosterona em DHT. A DHT excessiva no corpo de um homem não só causa aumento da próstata, ele também pode causar queda de cabelo precoce.

A melhor maneira de um homem tomar saw palmetto para problemas da próstata é a de ingerir 320 mg por dia, em forma de cápsula. O chá da planta é muitas vezes ineficaz, pois não contém o teor suficiente do óleo volátil para fazer uma diferença notável.

Outros benefícios da saw palmetto

 

Os benefícios à saúde da planta de saw palmetto não param apenas na saúde dos homens. Isso porque existem outros grandes usos para esta erva medicinal. Conheça-os:

1. Alivia a dor da infecção do trato urinário

 

Se você sofre de infecções frequentes do trato urinário, saiba que o uso do extrato ou do suplemento da planta ajuda a diminuir a pressão e o desconforto sobre a bexiga e a uretra.

2. Melhora sinusite crônica

 

Se tiver dificuldade em respirar devido ao congestionamento crônico do seio da face, as propriedades anti-inflamatórias da saw palmetto são capazes de aliviar seu sofrimento. Esta erva medicinal também funciona bem para a tosse e resfriado, devido às propriedades expectorantes.

3. Melhora a libido

 

Se a sua libido está em baixa, esta planta é capaz de aumentá-la, seja homem ou mulher.As mulheres, no entanto, não devem tomar esta erva medicinal se estiverem grávidas ou amamentando.

4. Trata a asma

 

Devido às suas qualidades anti-inflamatórias e expectorantes, a saw palmetto é uma boa erva medicinal para quem sofre de asma. Ela pode ser usada com canela e mel, um outro analgésico natural para a asma.

5. Alivia cólicas menstruais

 

As propriedades da planta ajudam a aliviar a dor associada com cólicas menstruais. Suas propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias acabam com este grande desconforto que atinge muitas mulheres.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!