Dieta

Uma dieta simples pode mudar sua vida. Descubra como!

Por Redação Doutíssima 21/01/2015

Na busca por um corpo perfeito, muita gente mergulha em dietas mirabolantes, que prometem perda de peso imediata. Mas na verdade, é uma dieta simples, baseada numa alimentação balanceada, que torna possível emagrecer e conquistar um corpo saudável e uma mente tranquila.

Uma dieta simples, no entanto, requer paciência e persistência. A perda de peso, se esse é o seu principal objetivo, acontece de maneira progressiva e não imediata. Se sua expectativa é mudar os hábitos e levar uma vida mais consciente diante da alimentação, seguir uma dieta que não seja radicalmente restritiva é a decisão acertada.

dieta simples

A dieta simples, baseada na reeducação alimentar, aumenta a qualidade de vida. Foto: iStock, Getty Images

Principais conquistas de quem faz uma dieta simples

 

Uma dieta simples faz muita gente mudar hábitos alimentares. Coma mais frutas, verduras e proteína magra e tenha uma relação mais saudável com o carboidrato. Tido como o vilão da balança, ele é necessário para nosso metabolismo. É ele o responsável pela energia que produzimos no dia a dia. Se ingerirmos quantidades maiores da que queimamos, vamos engordar. Do contrário, não.

Quem opta por ter uma dieta simples também não vive em restrição, comum em dietas mas quais somente um tipo de alimento pode ser ingerido, por exemplo. Aprende que a moderação e o bom senso são os guias e o lema da vida.

 

Que, se por alguma razão especial, como o aniversário da mãe, pode compensar no outro dia comendo alimentos leves e esticando a caminhada. Sofrer não faz parte do dia a dia de quem tem consciência alimentar.

 

A dieta simples precisa ter como aliado a prática de atividade física. Procure inserir na sua rotina diária uma caminhada, ou corrida, ou natação, ou musculação. Não importa qual seja sua escolha. O melhor exercício físico é aquele que você faz com prazer.

Exemplo de cardápio de uma dieta simples

 

Esse é apenas um exemplo de cardápio de uma dieta simples, mas você pode, e deve, variar a alimentação no seu dia a dia. O mais importante é não exagerar e não fazer grandes misturas.

 

Café da manhã

 

– 1 xícara de café com leite (se você prefere café doce, opte por açúcar mascavo ou adoçante)

– 2 fatias de pão integral (passe no pão margarina ou requeijão light)

– 1 fatia de queijo branco

– 1 fatia de presunto magro ou peite de peru

– 1 porção de fruta (prefira as ricas em fibras, como mamão ou ameixa, que ajudam a regular o intestino).

Lanche da manhã

– 1 fruta ou um iogurte com aveia ou granola.

Almoço

– 3 colheres de arroz integral

– 2 colheres de feijão

– 1 porção de proteína magra (peixe, frango ou bife de gado sem gordura)

Dica: a porção de legumes e verduras deve ocupar metade do prato. De sobremesa, opte por uma porção de frutas.

Lanche da tarde

– 1 porção de fruta ou uma porção de castanhas-do-pará, damasco ou ameixa seca.

Jantar

– Legumes e verduras cozidas e cruas

– 1 bife ou frango grelhado.

Lanche da noite

– 1 fruta ou um iogurte.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!