Remédios Caseiros

Vassourinha doce: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 21/01/2015

A Scoparia dulcis, popularmente conhecida como vassourinha doce, é uma erva perene amplamente encontrada em regiões tropicais e subtropicais. Você pode conhecer esta planta por outro nome, tudo depende da região onde você mora. O certo é que ela traz benefícios para a saúde.

Ela também é chamada de coerana-branca, tapeiçaba, tupeiçava, corrente-roxa, ganha-aqui-ganha-acolá, tupiçaba, tupiçava, tupixaba, tupixava, vassourinha-mofina, vassourinha-molfina, vassourinha-tupiçaba, vassoura, vassourinha, vassourinha-cheirosa, vassourinha-de-botão e vassourinha-miúda.

vassourinha doce

Amplamente conhecida, erva tem nome específicos para diferentes regiões do País. Foto: iStock, Getty Images

Aroma da vassourinha-doce remete à infância

 

A vassourinha-doce produz folhas serrilhadas e muitas flores pequenas. Diversas vezes, a planta é considerada uma erva invasora e possui um aroma que lembra os doces favoritos da infância.

A infusão de água quente ou decocção das folhas ou planta inteira é usada medicinalmente para tratar doenças do estômago, distúrbios menstruais, picadas de insetos, febres, doenças do fígado e doenças venéreas.

A vassourinha doce tem mostrado que é uma fonte de novos fitoquímicos da classificação flavona e terpeno. Muitas das propriedades biológicas ativas na planta, incluindo suas propriedades anticancerígenas, são atribuídas a esses fitoquímicos.

Além de suas propriedades anticancerígenas testadas, um extrato de metanol da vassourinha-doce também mostrou ações tóxicas contra células cancerígenas por pesquisadores japoneses.

Por que usar vassourinha-doce

 

A planta possui ações importantes na cura de diversas doenças, já que atua como anti-inflamatória, antimicrobiana, analgésica, antiespasmódica e anticancerígena. Conheça quais são os principais benefícios desta planta para a saúde.

1. Problemas menstruais

 

Um dos grandes benefícios do uso da vassourinha-doce pode ser confirmado na saúde da mulher.

Especialistas indicam que o uso regular de remédios caseiros usando a vassourinha-doce pode ajudar em casos de dor, cólicas, tensão pré-menstrual, além de promover e normalizar a menstruação. Para isso, é possível usar o chá feito a partir da planta, pelo menos três vezes ao dia.

2. Dores

 

Outro uso muito comum da vassourinha-doce é no tratamento das dores do dia-a-dia. É possível obter o alivio de dores associadas com a artrite, enxaqueca, dores de cabeça, dores de estomago, além de dores musculares.

Para isso, você pode usar compressas feitas com o chá de vassourinha-doce ou até mesmo bebê-lo regularmente. Em poucos instantes é possível perceber os seus benefícios para o alívio de dores.

3. Problemas de coração

 

Muitos herbalistas acreditam que a planta pode ter um efeito benéfico para a saúde do coração. Isso é possível graças aos seus efeitos que tonificam e fortalecem a função deste órgão tão importante para a saúde. Além disso, é possível controlar casos de hipertensão leve com o uso regular da vassourinha-doce.

Uma dica de uso é em forma de chá, regularmente, mas não esqueça de conversar com o seu médico sobre o uso desta planta.

4. Doenças venéreas

 

A sua ação antimicrobiana e anti-inflamatória pode ter um efeito positivo em casos de doenças venéreas. Além disso, o uso regular do chá de vassourinha-doce pode contribuir para a cura de qualquer tipo de infecção do trato urinário.

5. Contraindicações

 

A vassourinha-doce não deve ser tomada durante a gravidez, já que pode ter um efeito abortivo. Além disso, evite combinar com antidepressivos ou barbitúricos, a menos que seja com supervisão de um profissional de saúde qualificado. Esta planta é contraindicada para pessoas com hipoglicemia.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!