Dica do Nutricionista

Veja por que a linhaça emagrece e descubra mais benefícios

Por Redação Doutíssima 21/01/2015

A linhaça emagrece porque é um alimento funcional, ou seja, além de cumprir com suas funções nutricionais básicas, também contribui para o melhor funcionamento do nosso metabolismo.

Essa sementinha, que mais parece comida de passarinho, é rica em fibras, vitaminas, proteínas, gorduras insaturadas e minerais. Ainda é fonte de ômega 3 e ômega 6, óleos que ajudam no controle do colesterol bom. De pequena ela só tem o tamanho, porque os benefícios são enormes.

linhaca emagrece

A praticidade da linhaça permite que ela acompanhe grande parte dos alimentos. Foto: iStock, Getty Images

Linhaça emagrece por causar saciedade

 

O intestino preso é um dos vilões de quem faz dieta, e a linhaça emagrece justamente porque ajuda a regular o trato intestinal. O consumo regular da semente ajuda a amolecer as fezes, o que contribui para a evacuação.

Essa semente também ajuda na perda de peso porque provoca saciedade de maneira mais rápida. Desta forma, a pessoa passa a comer menos durante as refeições.

A linhaça emagrece aqueles que a usam continuamente em sua alimentação. Mas é preciso inserir a linhaça aos poucos nas refeições. O ideal é consumir uma colher três vezes por semana, de preferência durante o café da manhã. Depois da adaptação do organismo, aumente a dose, até chegar a uma colher por dia. Não ultrapasse duas colheres ao dia.

Farinha de linhaça emagrece mais do que a semente

 

A casca da linhaça é onde se concentram as maiores quantidades de proteínas, vitaminas e minerais. Nosso organismo, no entanto, tem dificuldade para absorver esses nutrientes. Isso acontece porque a casca é muito dura e dificulta esse trabalho.

Por isso, consumir a farinha de linhaça emagrece mais do que comer somente a semente inteira. Você pode comprar a farinha já processada ou produzir a sua, triturando a semente no liquidificador. Esse modo é mais indicado porque não há perda de nutrientes.

Há dois tipos de linhaça à venda: a dourada e a marrom. Ambas contêm os mesmos nutrientes, contudo a dourada tem um custo mais elevado. A farinha de linhaça emagrece e é uma aliada importante para os diabéticos. Rica em fibras, essa semente ajuda a estabilizar os níveis de glicose no sangue, o que é vital para quem têm a doença.

Mas não exagere. Quando consumida em grandes quantidades, a linhaça pode atrapalhar a absorção de nutrientes e pode se tornar prejudicial ao funcionamento das células.

Como a linhaça pode ser consumida como semente ou como farinha, o seu uso é bastante versátil e prático. Ela pode ser adicionada ao iogurte, consumida com frutas, na comida ou em saladas. Pode usá-la ainda como ingrediente para bolos funcionais.

Para consumi-la pura, deixe uma colher de molho em um copo de água durante à noite e, ao amanhecer, tome o liquido e a semente, que estará morna. Esse é uma das maneiras mais eficazes para o funcionamento do intestino.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!