Remédios Caseiros

Acácia: conheça os benefícios à saúde

Por Redação Doutíssima 22/01/2015

A acácia é uma árvore que era considerada sagrada já para os antigos hebreus. Tanto é assim que Moisés, segundo conta a Bíblia, utilizou a madeira dessa árvore para construir a Arca da Aliança e o sagrado tabernáculo. Cristãos acreditam que foi com uma espécie desta árvore que a coroa de espinhos colocada em Jesus Cristo foi confeccionada.

acacia

Da religião à medicina, a planta tem propriedades que tratam todo o organismo. Foto: iStock, Getty Images

Propriedades medicinais da acácia

 

Fora esse contexto religioso, o fato é que é utilizada desde a antiguidade para o tratamento de diversas complicações da saúde, pois possui algumas propriedades medicinais bem interessantes. Conheça um pouco mais sobre estas propriedades e como a árvore pode ser usada.

1. Inflamação nos olhos

 

Antigamente a acácia era utilizada para o tratamento da inflamação dos olhos decorrente do pó, que era bastante comum entre os camponeses e viajantes que trabalhavam nas mais diversas condições climáticas. Para isso, eram usadas as sementes, que eram então colocadas diretamente sobre a área inflamada em cada um dos olhos.

2. Infecções das vias respiratórias

 

A acácia é capaz de formar uma capa protetora, que pode ser bastante calmante para as infecções das vias respiratórias, mas também para as digestivas e urinárias. É um remédio natural para tratar tosse, dor de garganta, catarro, diarreia e disenteria. E isso tudo ocorre em razão de suas propriedades adstringentes.

3. Febre Tifoide

 

A combinação da acácia com o açúcar moreno é bastante eficaz para o tratamento da tão conhecida febre tifoide. Para isso, normalmente é dissolvida em água para obter uma substância um pouco viscosa, que é o medicamento natural e através do qual são preparados alguns xaropes.

Para preparar um desses xaropes, você pode misturar uma parte da substância viscosa obtida da combinação da acácia com o açúcar com três partes de mel. Então, basta consumir mais ou menos 3 ou 4 vezes por dia, dependendo da condição inflamatória.

4. Conjuntivite

 

Como já foi dito acima, a acácia possui propriedades adstringentes, e em razão delas é que se trata de uma árvore que pode ser utilizada no tratamento da conjuntivite – ou outras inflamações relacionadas com as conjuntivas oculares.

Outros benefícios relacionados à acácia

 

Além desses principais benefícios acima citados, outros tantos são relacionados às propriedades curativas e medicinais da árvores. Dentre eles, pode-se citar a possibilidade de reduzir o nível de colesterol no sangue, o que é extremamente eficaz para a prevenção de problemas cardiovasculares.

Além disso, combate os radicais livres, associados ao aparecimento do câncer. Ainda, atua no controle da diabetes e também melhora a saúde do fígado, uma vez que favorece a eliminação de toxinas.

É possível citar ainda que esta planta é capaz de exercer um controle sobre o apetite, reduzindo-o e possibilitando a perda de peso com maior rapidez. Por fim, a acácia também é benéfica para combater bactérias, parasitas e vírus em geral, que normalmente atacam o ser humano e o debilitam.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!