Guia dos Dentes

Aprenda como clarear os dentes em casa

Por Redação Doutíssima 22/01/2015

Saber como clarear os dentes em casa é uma alternativa aos altos preços cobrados nos consultórios odontológicos. Além do mais, quem prefere procedimentos menos invasivos deve passar longe dos produtos indicados pelos dentistas para clareamento dentário. Eles são agressivos e podem até danificar o esmalte dos dentes e causar danos irreversíveis.

Antes de aprender como clarear os dentes em casa

 

Mas, sair por aí aprendendo técnicas de como clarear os dentes em casa pode não ser tarefa fácil e envolve riscos. Principalmente, se os cuidados com os procedimentos aplicados não forem levados a sério. Manchas e até efeitos colaterais mais graves, como quebra de dentes, por exemplo, podem acontecer. Por isso, é preciso cautela e bom senso.

como clarear os dentes em casa

É possível exibir um sorriso branco com procedimentos bem simples. Foto: iStock, Getty Images

Por que os dentes escurecem

 

Os dentes são recobertos por uma camada de esmalte e é quando ela escurece, que nossos dentes ficam com aspecto amarelo. Isso acontece por que o esmalte é levemente poroso e o corante, mesmo que natural, dos alimentos, acaba ficando armazenado nesses pequenos poros. Com o passar do tempo, os dentes vão ficando mais escuros do que brancos.

Independentemente se você aprendeu a como clarear os dentes em casa ou está fazendo um procedimento indicado por um dentista, é importante ficar longe de alimentos com pigmentação acentuada como, por exemplo, beterraba, cenoura, vinho, feijão preto, chocolate, etc. Cigarro e bebida alcoólica também escurecem os dentes.

Truques mostram como clarear os dentes em casa

 

Você vai perceber que algumas técnicas de como clarear os dentes em casa são bastante fáceis e acessíveis. Identifique o que melhor pode ser aplicado à sua necessidade e sorria com tranquilidade!

 

1. Frutas são excelentes alternativas

 

O mesocarpo da laranja, aquela parte branca entre os gomos e a casa, é um excelente branqueador de dentes. Esfregue por 45 segundos o mesocarpo nos dentes e depois de meia hora faça a escovação dental. Repita o procedimento até três vezes na semana.

A casca da banana também tem o mesmo efeito do mesocarpo. Esfregue a parte interna da casca nos dentes por aproximadamente dois minutos várias vezes ao dia. O efeito branco é conquistado devido ao ácido salicílico que a casca tem.

Outra fruta poderosa no processo de  como clarear os dentes em casa é o morango. Quando aliado ao bicarbonato de sódio, é possível deixar o sorriso bem branco. Faça uma pasta com morangos com um pouco de bicarbonato: amasse a fruta e misture com o pó.

Aplique nos dentes por 20 minutos e lave a boca com água. Escove os dentes após meia hora. Faça o procedimento a cada 15 dias, não mais do que isso.

 

2. Bicarbonato, o mais eficiente dos truques caseiros

Entre todos os procedimentos que se posso aprender para como clarear os dentes em casa o bicarbonato de sódio é o mais eficaz e poderoso.  Usando esse produto é possível obter um efeito perolado nos dentes.

No entanto, o uso não pode ser indiscriminado. A aplicação da pasta deve ser feita, inicialmente, uma vez por semana e depois reduzir para uma vez ao mês.

A receita da pasta é simples. Numa xícara ou copo, coloque ¼ de uma colher de bicarbonato de sódio e um pouco de água morna. Passe a escova na água e escove os dentes normalmente, sem usar creme dental.

Caso tenha usado mais da medida indicada do produto você pode obter um efeito mais salgado, mas não se preocupe. É só enxaguar bem a boca.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!