Remédios Caseiros

Caralluma: conheça tudo sobre esta planta

Por Redação Doutíssima 22/01/2015

A caralluma surgiu há alguns anos no Brasil como uma forte promessa na luta contra o excesso de peso. Suculenta, ela sugere o controle do apetite e tem sido utilizada durante séculos na Índia.Em muitos países foi usada em tempos de fome para reduzir o desconforto causado pela falta de alimento.

caralluma

Apesar de outros benefícios, este cacto tem foco no combate ao excesso de peso. Foto: iStock, Getty Images

A caralluma é da família dos cactos e suas características supressoras de apetite prometem ajudar a moderar o seu desejo por comida e, consequentemente, também a emagrecer. É ideal para as pessoas que estão tentando perder peso, uma vez que impede a ação de inúmeras enzimas e, além disso, bloqueiam o desenvolvimento da gordura corporal.

Caralluma queima gordura

 

Devido a isso, os estoques de gordura são queimados. Os mecanismos de controle do apetite do cérebro também são influenciados, mas como estes fatos não foram comprovados cientificamente, este cacto comestível foi retirado do comércio brasileiro em 2010. Até agora, nenhum produto que contenha este componente entre os seus ingredientes está disponível para o consumo.

Mas, esta planta tem sido usada tradicionalmente na medicina ayurvédica há centenas de anos e não se limita a reduzir o apetite, já que também é rica em nutrientes benéficos.

Os índios consomem este cacto de muitas maneiras diferentes: através do cozimento, como um vegetal cru, entre outros. Há alguns anos, as pessoas de todo o mundo descobriram os benefícios à saúde da caralluma, por isso, ela pode ser encontrada em forma de pó ou como um suplemento alimentar na forma de comprimidos.

Contra diabetes

 

Ela não é só elogiada por seu efeito sobre o apetite mas também porque acredita-se que ela possa ajudar a reduzir o açúcar no sangue. A redução dos níveis de açúcar no sangue pode desempenhar um papel importante na gestão de diabetes.

No entanto, é no emagrecimento que está o seu maior foco de consumo, já que os seis ingredientes ativos inibem a enzima responsável pela transformação do alimento em gordura. Com a inibição desta enzima, o corpo utiliza as suas reservas de gordura em vez de armazená-las.

Os ingredientes ativos também atuam na parte do cérebro que controla o apetite, para que o corpo seja levado a pensar que está saciado. Ele também pode ajudar a matar a sede, o que é bom ao fazer uma dieta e exercícios.

Outro componente ativo são as saponinas, que causam um aumento nos níveis de oxigênio do corpo, fundamental para a perda de peso e para a boa saúde. A caralluma também pode possuir propriedades anti-inflamatórias e de alívio da dor.

Perigos da caralluma

 

A maneira que a caralluma auxilia na perda de peso é pela supressão do apetite, isso leva o seu cérebro a acreditar que o corpo não está com fome e você vai parar de comer calorias em excesso. No entanto, este cacto também pode fazer com que você não ingira a quantidade de calorias necessárias por dia para sobreviver.

Além disso, ela suprime a sede, o que leva a um risco de desidratação, que pode ocasionar uma série de outras doenças, como a interrupção do funcionamento correto de órgãos. A pele também vai perder a umidade que precisa e o cabelo também pode sofrer os efeitos.

Além disso, com a redução na comida e água, você pode colocar seu corpo em um estado de estresse.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!