Remédios Caseiros

Chá de catuaba: conheça seus benefícios à saúde

Por Redação Doutíssima 22/01/2015

A catuaba é uma planta que dispensa maiores apresentações, já que é um dos afrodisíacos mais famosos do mundo. Por isso, beber o chá de catuaba, feito a partir da sua casca, pode proporcionar alguns sonhos eróticos e aumentar a libido. Todavia, muitas pessoas não conhecem os inúmeros outros benefícios contidos nesta planta.

chá de catuaba

Muito mais que afrodisíaca, esta planta atua diretamente na manutenção do bem-estar. Foto: iStock, Getty Images

 

A catuaba é uma árvore pequena, nativa da Amazônia e pode ser reconhecida pela espessura do tronco e um sistema de raízes que podem, geralmente, ser encontrados acima do solo. A árvore tem folhas verde profundo, flores laranja-amareladas, e produz pequenos frutos marrom oval.

Há centenas de anos, atrás, a tribo Tupi descobriu que a casca da catuaba tem qualidades afrodisíacas. Daí o porquê a catuaba é uma das mais populares plantas afrodisíacas do mundo e está incluída em muitas fórmulas masculinas.

Chá de catuaba é estimulante cerebral

 

O chá de catuaba pode atuar beneficamente no organismo devido a sua rica composição. Em sua casca e raiz é possível encontrar altas doses de alcaloides, flavonoides, taninos e terpenos, além da catuabina. Com isso, ele se torna um ótimo estimulante cerebral, e ajuda em diversas condições relacionadas.

Para preparar o chá de catuaba, basta usar uma colher de sopa de casca de catuaba e colocar em uma xícara com água fervente, coar e beber quente ou frio. Você pode adicionar mel ou limão se achar o sabor do chá desagradável. Não beba mais do que 2 ou 3 xícaras de chá feito a partir da planta uma vez por dia, a fim de evitar outras complicações de saúde.

Benefícios do chá de catuaba para a saúde

 

As propriedades medicinais da planta vão além dos estímulos sexuais e cerebrais. A partir do chá, você pode obter uma série de benefícios que irão lhe agregar bem-estar e qualidade de vida. Confira, abaixo, as principais indicações do uso do chá de catuaba.

1. Depressão

 

O chá de catuaba pode ter efeitos semelhantes aos antidepressivos, de acordo com um estudo publicado em 2005. Em testes com ratos e camundongos, os cientistas observaram que a catuaba pode combater a depressão, em parte, pelo aumento da liberação de serotonina e melatonina, duas substâncias químicas do cérebro que atuam na regulação do humor.

2. Saúde do cérebro

 

Em um estudo feito em 2012, os pesquisadores relataram que o chá de catuaba pode auxiliar na prevenção da isquemia. Intimamente associada com acidente vascular cerebral, a isquemia é uma condição caracterizada por fluxo de sangue insuficiente para o cérebro.

Em uma experiência com amostras de tecido de cerebral de ratos, os autores do estudo descobriram que os antioxidantes da catuaba previnem a isquemia, através da redução do estresse oxidativo.

3. Doença de Parkinson

 

A catuaba se mostra promissora no tratamento da doença de Parkinson, é o que sugere um estudo preliminar publicado em 2008. No estudo, foram feitos testes em células humanas, que demonstraram que a catuaba pode ajudar a combater a doença de Parkinson, protegendo contra a degeneração de determinadas células nervosas.

Saiba mais

 

As propriedades médicas da catuaba podem ir ainda mais longe, atuando como um analgésico, anti-inflamatório e antiviral. A planta ajuda a dilatar e fortalecer as artérias e melhora a circulação. Mais recentemente, estudos mostram que o extrato de catuaba fortalece as células do sangue e ajuda a lutar contra todos os tipos de patógenos, incluindo o vírus HIV.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!