Remédios Caseiros

Chá de Guiné: conheça os seus benefícios

Por Redação Doutíssima 22/01/2015

O chá de Guiné tem uma longa história de uso na medicina herbal em todos os países onde a planta cresce. Profissionais de saúde natural têm tradicionalmente usado para uma ampla variedade de condições, incluindo a artrite, os distúrbios digestivos, as infecções, a diabetes, o câncer, o alívio da dor e até mesmo para induzir abortos.

O chá é muito utilizado no tratamento de artrite e outras doenças. Foto: iStock, Getty Images

O chá é muito utilizado no tratamento de artrite e outras doenças. Foto: iStock, Getty Images

Nos últimos 25 anos, no entanto, pesquisadores vêm estudando o chá de Guiné e muitos compostos biologicamente ativos foram descobertos na planta, incluindo flavonóides, triterpenos, esteroides e compostos de enxofre.

Chá de Guiné e o alho

 

Curiosamente, os pesquisadores descobriram que dos 20 compostos isolados da planta – muitos dos quais nunca tinham sido identificados na natureza antes – alguns foram semelhantes aos compostos encontrados no alho, uma planta conhecida por ter propriedades medicinais.

O chá de Guiné é muito usado devido à sua ação antiespasmódica, diurética, promotora menstrual e estimulante. Por isso, a infusão pode ajudar a reduzir a dor, a aumentar a imunidade, a reduzir a inflamação, a aumentar a micção e a reduzir os radicais livres no corpo humano.

Como usar o chá de Guiné

 

Também já foi dito que com ele é possível matar bactérias, células de câncer (incluindo leucemia), fungos, vírus e cândida. Veja quais são todos os benefícios do chá de Guiné para a saúde.

1. Mata células cancerosas

 

Investigações laboratoriais sugerem que este chá bretarda o crescimento de várias linhagens de células de câncer e leucemia. Vários fitoquímicos encontrados na planta foram documentados por atuar diretamente nas células cancerosas.  

Pesquisas ainda revelam que os seus compostos são capazes de diferenciar entre células normais e células cancerosas, e só matar as células cancerosas. Além disso, outras substâncias na erva estimulam as defesas naturais do organismo.

2. Estimula o sistema imunológico

 

A bebida também possui propriedades imunoestimulantes, ou seja, que estimulam o sistema imunológico a aumentar a produção de linfócitos. Ao mesmo tempo, aumenta a produção de substâncias naturalmente produzidas pelo sistema imunológico no combate ao câncer e infecções.

3. Combate as infecções

 

Este chá demonstra propriedades antimicrobianas contra bactérias, vírus, fungos e leveduras. Curiosamente, muitos praticantes de medicina alternativa acreditam que a infecção tem um papel importante em muitos tipos de câncer.

4. Reduz o açúcar no sangue

 

Tem sido documentado que a bebida pode baixar os níveis de açúcar no sangue, em mais de 60%, conforme pesquisas em animais de laboratório. Isso reflete a prática médica à base de plantas em Cuba, onde este chá tem sido usado como um auxílio para diabetes por muitos anos.

Cuidados

 

Enquanto esta planta mostrou-se promissora em muitas áreas terapêuticas, deve notar-se que não é para todos. Ela pode causar contrações do útero, que pode levar a abortos. Como tal, não deve ser usado por mulheres grávidas.

Além disso, deve ser evitado por pessoas com qualquer doença da coagulação como hemofilia ou que estão em uso de medicação para diluir o sangue. Estas pessoas devem consultar um médico antes de usar o chá de Guiné.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!