Vitaminas

Conheça os principais alimentos com vitamina A

Por Redação Doutíssima 22/01/2015

Os alimentos com vitamina A são responsáveis pela renovação celular e beneficiam a pele e as mucosas. É importante para a visão e é fundamental no funcionamento dos órgãos reprodutivos.

 

Porém, para se ter todos esses benefícios, é necessário estar atento aos alimentos com vitamina A e a quantidade de consumo. Tanto a falta quanto o excesso desses alimentos podem prejudicar a saúde. A taxa indicada para crianças com menos de um ano de vida é 350µg; de um a nove anos, de 400 a 700µg e, entre adultos, de 700 a 900µg.

alimentos com vitamina a

Alimentos que possem a vitamina A são rejuvenescedores naturais. Foto: iStock, Getty Images

Alimentos com vitamina A: como preparar

 

Para se obter o melhor dos alimentos com vitamina A é preciso conhecer quais os mais comuns e as formas de preparo. Assim esse nutriente é garantido na alimentação sem sacrifícios.

 

Fígado

 

Mesmo que não seja o prato favorito de muita gente ele é importante fonte de vitamina A. Prepare de forma que não contenha muita gordura: cozido ou assado.

 

Ovos de galinha

 

O ovo de galinha pode ser consumido separadamente ou preparado com outros alimentos das formas mais variadas. As mais comuns e práticas são em omeletes.

 

Agrião

 

A salada desse vegetal é fonte de fibras e ajuda também no trabalho do intestino.

 

Couve

 

Um dos alimentos com vitamina A mais comuns, a couve pode ser consumida em saladas ou refogada com um fio de azeite.

 

Espinafre

 

Além de vitamina A, também é fonte de ferro e pode ser cozida, inseridas em lasanhas ou outros pratos com massas.

 

Cenoura

 

Para que o nutriente seja melhor aproveitado a orientação é sempre consumir a cenoura crua.

 

Mamão

 

Leve e nutritivo, é ótima fonte de vitamina A para o café da manhã ou lanches durante a tarde.

 

Abobora

 

A melhor forma de manter seus nutrientes é cozinhá-la no vapor.

 

Damasco

 

Pode ser consumido entre as refeições principais ou como acompanhamentos em saladas.

 

Batata doce

 

Possui potássio e fica deliciosa quando servida como purê.

Benefícios dos alimentos com vitamina A

 

O corpo humano precisa de alimentos com vitamina A para que se mantenha saudável. Eles influenciam no crescimento e na reparação das células que compõem a visão, unhas, cabelos, esmalte dentário e mucosas em geral.

 

Protege a córnea e tem um grande efeito sobre os olhos. Quando a pessoa não ingere alimentos com vitamina A, essa ausência pode prejudicar a visão, trazendo dificuldade para enxergar em lugares com pouca iluminação e, em casos graves, até levar a cegueira total.

 

Atua como antioxidante combatendo os radicais livres e agindo como rejuvenescedor. Ajuda na defesa do organismo e na manutenção do bom funcionamento do sistema imunológico. Auxilia a manter úmidas e saudáveis as mucosas do corpo. Elas também que são responsáveis pela proteção contra infecções e doenças.

 

A vitamina A também é essencial para melhorar a reprodução e garante o crescimento saudável do feto. Favorece o ciclo menstrual e a produção de esperma.

Suplementação de vitamina A

 

Em caso de falta de vitamina A é recomendado o uso de suplementos. Essa carência pode ser detectada por meio de exame de sangue.

 

A suplementação pode aumentar o risco de câncer de pulmão em fumantes. Por isso é importante que esse grupo de pessoas ao fazer a reposição desse nutriente tenha o acompanhamento de um médico ou nutricionista.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!


Sites parceiros