Esporte

Descubra os encantos da patinação no gelo

Por Redação Doutíssima 22/01/2015

Surgida no norte da Europa, no século 1000 a.C., a patinação no gelo evoluiu muito através dos tempos. Primeiramente, ela era realizada com ossos de animais (alces, renas ou bois) amarrados aos pés, para que fosse possível deslizar sobre lagos e rios congelados.

Nos Países Baixos, a atividade se tornou popular, já que existem muitas águas artificiais, chamadas de canais. Quando o frio provocava o congelamento dessa água, os patinadores usavam os caminhos aquáticos para se deslocarem de um lugar ao outro.

patinação no gelo

Em pista indoor ou ao ar livre, a patinação no gelo causa fascínio. Foto: iStock, Getty Images

Assim, se tornou comum patinar no gelo, tanto na região de Amsterdã como na Inglaterra. A partir do século XVII, os ingleses levaram a prática da patinação para a América do Norte.

No ano de 1876, em Londres, foi inaugurada a primeira pista coberta e artificial para patinação no gelo. Nos Estados Unidos, em 1879, fundaram também uma pista para patinação coberta no Madison Square Garden, em Nova York.

Dessa forma, o esporte teve sua prática popularizada tanto no inverno como no verão, servindo igualmente para apresentações de patinadores.

A prática da patinação no gelo

 

Apesar de ser divertida, a patinação no gelo é um esporte de competição. Os praticantes utilizam patins (que são feitos com sapatos ou botas com uma lâmina de metal na sola) e deslizam pelo gelo fazendo manobras ou movimentos de dança.

Patinar no gelo é possível tanto ao ar livre nos lagos, como nas pistas congeladas, chamadas de ringues.

Existem duas modalidades para as competições de patinação no gelo: artística e de velocidade. Elas são apresentadas nos Jogos Olímpicos de Inverno, quando os patinadores realizam uma performance de dança.

Mas não é apenas nas Olímpiadas que a patinação é feita. Diversos praticantes realizam apresentações em campeonatos ao redor do mundo.

Na patinação artística, os patinadores realizam sequências de saltos, pulos e danças. Com uma música tema, os juízes avaliam o desempenho da qualidade da performance.

A patinação de velocidade é avaliada pela corrida. Os patinadores correm ao redor de uma pista em pares, mas sem competir um com os outros. Depois que todos passaram pela pista, é conferido quem obteve o melhor resultado no menor tempo.

A patinação no gelo no Brasil

 

No Brasil, existe a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBGD), que promove um campeonato dessa modalidade todos os anos, além de outros eventos relacionados a esportes praticados no piso congelado.

Como não existe gelo ou lagos que congelem no país, o jeito é recorrer às pistas indoor. Diversos parques e centros para prática da patinação no gelo existem pelo país. Gramado, no Rio Grande do Sul, conta, inclusive, com um vilarejo semelhante aos Alpes suíços.

No Rio de Janeiro e em São Paulo existem pistas para patinação que ensinam a prática e desenvolvem as habilidades dos alunos. No entanto, é na Argentina e no Chile que os brasileiros vão para uma “prática real” do esporte. Em Bariloche e no Valle Nevado estão os principais destinos para esportes no gelo.

Recentemente, a Torre Eiffel, em Paris, sofreu uma série de reformas. Entre elas, está uma pista de patinação a 57 metros de altura. Até fevereiro de 2015, a entrada é gratuita para os visitantes da principal atração da capital francesa.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!