Clínica Geral

Saiba como evitar a Diarreia infecciosa nesse verão

Por Redação Doutíssima 22/01/2015

Muito comum em crianças, a diarreia infecciosa é uma espécie de diarreia comum, porém com sintomas como febre e perda de energia e apetite. É causada pelas chamadas viroses ou bactérias e, se não for tratada corretamente, pode levar semanas até que desapareça.

Com o verão, inúmeros vírus e agentes bacterianos se disseminam, contaminando as pessoas com maior facilidade. As condições climáticas interferem também no calor corporal. Quando mais exposto, maiores as chances de o corpo ser contaminado por alguma bactéria.

 

diarreia infecciosa

Cuidados simples com a higiene e alimentação podem evitar a diarreia infecciosa. Foto: iStock, Getty Images

 

Na diarreia infecciosa existem duas apresentações clínicas pela qual a doença se manifesta. Uma delas é pela ingestão de toxinas bacterianas já existentes e a outra é por bactérias que irão formar colônias.

No primeiro caso, após ingerir as bactérias, a pessoa é infectada pelo Staphylococcus aureus, o Clostidium perfringens ou a Escherichia coli, agentes que provocam vômitos e náuseas seguidas de diarreia após 15h da contaminação. Duram cerca de cinco dias.

A segunda forma pela qual a doença se apresenta é após a infecção com as bactérias Salmonella não-tifoide, a Escherichia coli enteropática e a Campylobater jejuni, que produzem grande volume de diarreia após 48 horas da ingestão do alimento contaminado. Essa pode durar 3 e 5 dias.

Tratamento para a diarreia infecciosa

 

O tratamento para a diarreia infecciosa geralmente é feito através da hidratação intensificada, antipirético (conhecidos como antitérmicos, que previnem ou reduzem a febre, diminuindo a temperatura corporal) e antiemético (para aliviar os sintomas de náuseas, enjoos e vômitos).

Se a evacuação intensa persiste por mais de sete dias, são administrados antibióticos. Porém, caso apareçam dores no abdômen, febre intensa e sangue nas fezes, é preciso consultar o médico para verificar se não é algo mais grave.

Prevenindo a diarreia infecciosa

 

Como é mais disseminada no verão, principalmente entre pessoas que viajam a outros lugares, a diarreia infecciosa pode ser prevenida com cuidados diários.

Não aceite pedras de gelo de locais que você não conhece, pois a própria água da torneira pode esconder algum agente parasita. Aliás, beber água de fontes nas quais você não tem confiança é um perigo, então evite.

Alimentos que não estejam frescos ou que não tenham sido cozinhados recentemente podem conter um vírus ou agente bacteriano. Por isso tenha certeza de sua procedência.

As frutas e as saladas devem ser sempre bem lavadas e verificadas. O ovo é um dos principais responsáveis pela transmissão da salmonela, que se propaga ainda mais com o calor.

Onde se pega a diarreia infecciosa?

 

São diversos os alimentos que podem transmitir a diarreia infecciosa, entre eles o bife ou o queijo não preparados de forma correta (sem cozimento ou refrigeração), carne de frango e ovos não cozidos.

Apesar de sua causa mais comum ser através de alimentos, esse tipo de diarreia também pode ser transmitida pelo ar. Crianças e idosos são mais sensíveis aos agentes contaminadores. Evitar ambientes fechados e não deixá-los em contato com pessoas já infectadas é crucial para mantê-los saudáveis.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!