Remédios Caseiros

Flor do maracujá: veja quais são os benefícios para a saúde

Por Redação Doutíssima 22/01/2015

A flor do maracujá é extremamente bonita e atrativa com suas cores amarelo, branco ou roxo, e cresce em áreas quentes em todo o globo. Nativa da América Central e do Norte, a flor da paixão ou passiflora, como também é conhecida, é um poderoso analgésico natural e remédio calmante.

flor do maracuja

Combate à ansiedade está entre as maiores propriedades desta planta. Foto: iStock, Getty Images

É uma videira e pode crescer até oito metros de comprimento. Para usos medicinais, é possível usar suas folhas, flores e caules, pois que seus benefícios são numerosos.

Flor do maracujá contra hiperatividade

 

Este remédio natural é considerado bastante seguro, e é por isso que muitas vezes é recomendado para crianças que sofrem de hiperatividade e que possuem propensão à irritabilidade.

No entanto, os benefícios para a saúde dos efeitos sedativos da flor do maracujá são fortíssimos e capazes de afetar a capacidade de concentração e foco. É por isso que especialistas sugerem usar este remédio natural com cautela, principalmente se a pessoa pretende dirigir ou operar máquinas.

Mais benefícios da flor do maracujá

 

Hoje em dia, este remédio natural está disponível na forma de extratos, chás, tinturas, cápsulas, bem como suplementos ou partes de plantas secas. As doses de 0,5 a 2,5 gramas de erva são tomadas três a quatro vezes por dia. Veja quais são os principais benefícios para a saúde da flor do maracujá.

1. Dor crônica

 

Um dos maiores benefícios desta planta para a saúde é a sua grande capacidade analgésica.  Durante séculos, as pessoas têm usado a flor do maracujá para fazer um chá como um suplemento nutricional para reduzir ou eliminar pequenas dores do cotidiano.

2. Ansiedade

 

A planta também combate a ansiedade que pode gerar uma série de complicações ao organismo, como afetar funções essenciais, a exemplo da digestão e do sono. Assim, a planta atua como um estabilizador emocional de baixa intensidade, reduzindo a gravidade e duração destes episódios.

3. Insônia

 

Enquanto todo mundo tem um ataque ocasional de insônia, algumas pessoas sofrem regularmente com isso. A falta de descanso recuperativo causa danos para o corpo, por isso, é necessário descansá-lo. Muitas vezes, um sintoma da ansiedade de baixo nível é a insônia, que pode afetar a vida de uma pessoa sem causa aparente.

Outras condições como a síndrome de pernas inquietas também podem causar insônia, como um efeito colateral. Como um agente calmante, a flor do maracujá reduz a gravidade desses sintomas, muitas vezes eliminando a insônia completamente.

4. Epilepsia

 

Estudos indicam que o uso regular da flor do maracujá pode atuar em uma melhora em casos de epilepsia, reduzindo tanto a frequência, quanto a gravidade das crises. Para aqueles que sofrem sintomas mais leves, o efeito regulador neurológico da planta pode praticamente eliminar os sintomas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!