Remédios Caseiros

Japecanga: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 22/01/2015

Se você nunca ouviu falar de uma planta medicinal chamada japecanga, saiba que vale a pena saber sobre os seus benefícios. Conhecida também pelos nomes de japicanga-miúda ou japucanha, ela pode ser encontrada nas margens dos rios, em qualquer lugar do país.

japecanga

Trepadeira tem seu poder curativo concentrado na raiz. Foto: iStock, Getty Images

Trata-se de uma trepadeira de raiz longa, que possui uma cor acinzentada e que tem seu caule coberto por espinhos, possuindo ainda alguns frutos, que formam cachos e flores pequenas. A parte utilizada como um remédio caseiro é a raiz, que possui ação depurativa e diurética. Seu uso facilita a eliminação de impurezas e toxinas do organismo.

Japecanga cura DSTs

 

Seus componentes atuam na cura de diversas doenças, dentre as quais é possível citar algumas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como a sífilis, que é causada por bactérias.

Além disso, alguns especialistas em terapias alternativas indicam que a japecanga é capaz de curar dores no estômago, principalmente se elas estiverem relacionadas com úlceras ou gastrite.

Ainda, essa magnífica planta pode contribuir para a cura de algumas doenças da pele, tais como a dermatite, além de alergias quando causadas por inflamações. Outros usos conhecidos são no tratamento da acne, da herpes e do reumatismo.

De todo modo, antes de iniciar um tratamento usando a planta, é necessário verificar se esta planta é realmente indicada para o seu caso.

Como a japecanga atua no organismo humano

 

Mesmo que façam muito bem a saúde, as plantas medicinais quando usadas incorretamente podem causar sérios danos à saúde, tendo um efeito inverso ao que era esperado. Veja como você pode usar a japecanga e como ela atua em nosso organismo.

1. Para ácido úrico

 

A japecanga é um ótimo agente depurativo e diurético e isso pode contribuir no tratamento de problemas relacionados com o excesso de ácido úrico. Além disso, quando o corpo consegue funcionar sem impurezas, diversas doenças podem ter os seus sintomas amenizados.

Para tratar o ácido úrico, é necessário usar um pedaço de raiz da planta e meio litro de água. O método usado para este remédio caseiro é o de decocção, onde é necessário colocar a raiz em água fria e levar ao fogo até a fervura. Depois é só deixar esfriar e consumir este chá quatro vezes ao dia.

2. Para artritismo

 

O artritismo é uma condição de saúde bastante incômoda, provoca dor e desconforto. Este quadro pode ser causado pelo excesso de ácido úrico no organismo. Por isso, utilizar o chá de decocção de japecanga pode auxiliar no tratamento. Além disso, não esqueça de beber bastante líquido para que o efeito desejado seja visto mais rapidamente.

3. Para dermatoses

 

A japecanga é uma planta que ataca problemas de pele. Por isso, se você tem alguma complicação, especialmente decorrente de alergias, tomar o chá da planta ou usá-lo em compressas ajuda a amenizar a situação.

Use sempre o chá fresco e frio e aplique com uma gaze ou pano de algodão limpo, pelo menos 3 vezes ao dia. Este método é o ideal se você sofre com a acne.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!