Remédios Caseiros

Macela: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 22/01/2015

Além do seu aroma agradável, a macela é uma planta poderosa no tratamento de muitos problemas de saúde. Estas flores amarelas, semelhantes à camomila, são encontradas facilmente na natureza, e existe uma grande variedade de usos para elas.

macela

Macela: aprenda a fazer remédios caseiros

A planta geralmente cresce e se desenvolve em locais nos quais o clima é ameno, o solo é arenoso ou rochoso, e em que há pouca umidade. A colheita é feita quando a erva está em flor, o que ocorre geralmente entre o final da primavera e o início do verão.

Uma análise fitoquímica da planta mostra que ela é uma rica fonte de flavonoides, e grande parte das suas propriedades ativas são atribuídas a estes flavonoides, bem como a outros elementos encontrados na planta.

Macela como relaxante muscular

 

Com isso, a macela tem seus usos na medicina natural validados pela ciência desde meados de 1980, atuando como um antiviral, antibacteriano, analgésico e anti-inflamatório. Em estudos em animais como os ratos, demonstrou propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e relaxantes musculares sem qualquer nível de toxicidade.

Isto pode muito bem justificar a eficácia da planta no tratamento de muitos tipos de dificuldades gastrointestinais. Também trata, com excelência, a asma.

Em razão da presença dessas propriedades biológicas ativas na macela, ela torna-se uma ótima planta para ser um ingrediente muito usado em diversos remédios caseiros. É possível usá-la de diversas formas, desde o seu uso interno até o seu uso tópico – nesta última hipótese, quando há infecções de pele, por exemplo.

No entanto, esta planta tem sido documentada com tendo efeitos hipoglicemiantes. Embora não seja um grande problema, pessoas com hipoglicemia ou diabetes só devem usar a macela com orientação de um profissional de saúde qualificado que possa monitorar os níveis de glicose no sangue.

Além disso, a planta é usada como um sedativo e pode potencializar os efeitos de outros sedativos e barbitúricos. Use com cuidado quando tomar outros sedativos prescritos e analgésicos.

Principais remédios caseiros com macela

1. Chá de macela

 

O chá de macela é um remédio caseiro poderoso para problemas de saúde. Ele pode ser consumido ou aplicado topicamente, como em casos de queda de cabelo, úlceras, feridas ou inflamações da pele. Para isso, basta usar 10 gramas de flores da erva em um litro de água e consumir no máximo quatro xícaras diárias do chá.

É possível utilizar o chá de macela com outros ingredientes, como uma gemada, para aliviar tosses, e assim promover a expectoração. As compressas de chá também podem ser usadas em casos de conjuntivite. Também pode ser usado em bochechos para casos de dor de dente.

2. Tintura de macela

 

Outro uso muito comum da planta é em forma de tintura. Para isso, é necessário colocar cerca de 20 gramas de flores em 100 ml de álcool e duas partes iguais de água. Deixar em maceração por uma semana me um frasco de vidro bem fechado.

Depois deste período, coar e usar quando necessário. A tintura pode ser usada em uma dose de uma colher de sopa diluída em um copo de água antes das refeições.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!