Remédios Caseiros

Mastruz: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 22/01/2015

Natural da América do Sul, a planta mastruz é muito conhecida devido às suas propriedades medicinais. Se você não está familiarizado com o nome desta erva, talvez possa conhecê-la como erva-de-santa-maria ou quenopódio, ou então como lombrigueira, devido ao seu centenário uso pelos povos maias da América Central para tratar vermes intestinais.

Mastruz

Também conhecida como erva-de-santa-maria, a planta é usada entre outras propriedades, no combate a vermes. Foto: iStock, Getty Images

Ela também tem sido usada tradicionalmente para tratar asma e disenteria e, na Europa e na África do Norte, para aliviar cólicas menstruais. O mastruz foi usado pelos astecas como tempero, e é um ingrediente importante na culinária mexicana até hoje.

Eles elaboraram um chá a partir das folhas desta planta limpar o corpo e expelir organismos prejudiciais ao ser humano. As sementes também têm sido utilizadas para ajudar o corpo a eliminar organismos predadores.

Mastruz tem elevados graus de vitaminas

 

Mas este é apenas um dos usos desta planta, já que ela é rica em elementos que a tornam uma boa alternativa de cura para diversas condições de saúde. Sua composição possui número elevado de vitaminas e minerais, incluindo a vitamina A, as vitaminas do complexo B, e a vitamina C, além de cálcio, manganês, cobre, ferro, magnésio, potássio, fósforo e zinco.

Ainda, o mastruz é constituído de fibra alimentar, juntamente com uma pequena quantidade de proteína. Por fim, ela possui ação antifúngica, anti-inflamatória, antioxidante, antiespasmódica, estimulante do apetite, carminativa, e é um tônico digestivo, estimulante do fluxo menstrual e repelente de mosquitos.

Mastruz para preparar em casa

 

Veja quais são os benefícios para a saúde do mastruz e saiba porque ele pode ser uma ótima opção de remédio caseiro.

 

1. Efeitos gastrointestinais

 

O mastruz apresenta uma quantidade considerável de fibras, o que ajuda a melhorar o processo digestivo e também energiza o movimento suave dos intestinos. Com isso, aumenta a eficácia do sistema gastrointestinal e ajuda a acabar com a constipação, as cólicas e o inchaço.

 

2. Perda de peso

 

Há apenas 32 calorias em 100 gramas, além da planta de folhas verdes ser carregada de elementos nutritivos, bem como materiais orgânicos que o corpo necessita. Portanto, no caso de você estar tentando perder peso, ficar saudável, e também se sentir mais saciado, o mastruz pode ser uma boa dica.

 

3. Efeitos parasitários

 

Um dos outros usos tradicionais da planta é lidar com vermes de vários tipos. Ela ajuda a eliminar lombrigas, bem como outros vermes parasitas dentro do corpo, que podem ser neutralizados pelos ingredientes ativos no mastruz. Esta planta se torna uma opção alimentar para indivíduos que não possuem condições de saneamento básico acessíveis.

 

4. Atividade metabólica

 

A família do complexo B é definitivamente um elemento essencial para a saúde humana, e geralmente está ligada à força, bem como à eficácia do metabolismo. O mastruz fornece quantidades substanciais de 6 vitaminas do complexo B diferentes, especialmente o ácido fólico.

Cuidados

 

Os elevados níveis de compostos orgânicos específicos na planta sugerem que a planta poderia ser perigosa se ingerida em grandes quantidades. Por isso, o uso contínuo deve ser evitado.

 

Além disso, ela deve ser evitada por mulher grávidas ou em fase de amamentação, já que ela é altamente abortiva e pode causar infertilidade se usada por um longo período. Consulte o seu médico antes de usar o mastruz.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!