Remédios Caseiros

Mentrasto: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 22/01/2015

Conhecer e utilizar as plantas medicinais é uma ótima forma de manter a nossa saúde. O mentrasto é uma das que podem fazer maravilhas por nosso organismo. Mais conhecida como erva-de-são-joão, é facilmente encontrada e possui muitos benefícios para o organismo.

menstrasto

Facilmente encontrada, esta planta é mais conhecida como erva-de-saão-joão. Foto: iStock, Getty Images

Geralmente, quando vemos uma espécie de mentrasto, logo pensamos que não passa de mais um tipo de erva daninha, já que é muito comum. Mas ela é usada há décadas como um remédio caseiro, devido a suas muitas propriedades medicinais.

Em sua composição, é possível encontrar elementos químicos importantes, como aminoácidos, taninos, e cloreto de potássio em suas folhas, enquanto as raízes contêm óleos essenciais e cumarina.

Mentrasto combate pneumonia e hemorragias

 

Com isso, a eficácia do mentrasto pode contribuir para o tratamento de muitas condições de saúde, entre elas, febre, malária, pneumonia, inflamação do ouvido e alguns tipos de hemorragia, tais como a hemorragia uterina, a hemorragia de feridas e as hemorragias nasais.

A planta também é usada para tratar diarreia, disenteria, azia, vômitos, flatulência, entorses, pega reumática, tumores uterinos e cuidados com os cabelos.

Uma das grandes características do mentrasto é o seu aroma, principalmente quando é esmagado, e o odor não é nada agradável. Apesar disso, a planta possui propriedades importantes no organismo, agindo como analgésico, antiespasmódico, febrífugo, tônico, laxante, antioxidante, anti-helmíntico, antibacteriano e anti-inflamatório.

Aprenda  a usar o mentrasto

 

Para a preparação de remédios caseiros, geralmente são usadas folhas e caules da planta. Mas há muitas outras aplicações. Veja quais os remédios caseiros possíveis de fazer com o mentrasto e quais as doenças que podem ser tratadas com esta planta fantástica.

 

1. Para dor de ouvido

 

Para este remédio, você vai precisar de folhas frescas da planta. Para preparar, é muito fácil, basta esmagar ou triturar as folhas até conseguir seu líquido. Depois, você deve coar as folhas com ajuda de um pano de algodão. Com o líquido drenado, você deve colocar duas gotas dentro do ouvido e repetir o método quatro vezes ao dia.

 

2. Para sangramentos, feridas e eczema

 

Outro remédio caseiro usando esta planta é para combater alguns dos problemas de pele mais comuns. Para prepará-lo, você vai precisar de folhas de mentrasto frescas e um pilão. Amasse bem as folhas até formar uma pasta.

Então, aplique sobre a área afetada e envolva com uma gaze. Troque este curativo, ao menos 3 vezes ao dia, é fundamental. Faça isso até conseguir o efeito desejado.

 

3. Para furúnculos e úlceras

 

A erva-de-são-joão pode ser ainda usada para tratar uma complicação, na maioria das vezes, bem difícil de curar: os furúnculos e úlceras. Para isso, são necessárias algumas folhas frescas da planta, arroz cozido e uma colher de chá de sal.

Triturar o arroz e as folhas e acrescentar o sal. Então, aplicar a mistura sobre a área afetada e envolver com uma gaze. Este remédio também pode ser usado em casos de reumatismo.

 

4. Para sangramento uterino e úlceras

 

Para estas condições de saúde você vai preparar um remédio caseiro com 15 gramas de mentrasto e duas xícaras de água. Colocar a erva e a água para ferver, até reduzir a uma xícara do líquido. Quando esfriar, coar a mistura e beber três vezes ao dia.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!