Medicamentos

Saiba o que é o propionato e como o medicamento funciona

Por Redação Doutíssima 22/01/2015

O propionato é um hormônio que faz o corpo se sentir satisfeito. Ele é liberado após a quebra de fibras no organismo. Atualmente, vem sendo estudado por cientistas que descobriram seu potencial para auxiliar no processo de emagrecimento.

Pesquisadores britânicos, do Imperial College de Londres, produziram uma substância para controlar o propionato, alterando assim a química do organismo, que passa a ter a sensação de saciedade modificada. Não haverá mais distinção entre as pessoas que precisam comer mais ou menos, padronizando um nível de consumo de alimentos.

propionato

O propionato auxilia nas dietas de restrições calóricas porque dá saciedade ao corpo. Foto: iStock, Getty Images

O composto, feito numa parceria entre os ingleses e a Universidade de Glasgow, permitirá o controle dos níveis do hormônio, desde que a substância seja consumida com regularidade para obter o resultado que se deseja.

A pesquisa com o propionato

 

Levar o propionato até o cólon, para que ocorra sua liberação e o controle do apetite, foi a parte mais complicada da investigação. Através da inulina, um carboidrato natural encontrado em algumas plantas, foi possível vinculá-lo aos alimentos para ser ingerido.

Se o consumo do hormônio fosse adicionado diretamente à comida, o efeito não seria bom, pois ele seria absorvido muito rapidamente no intestino. Quando ligados, o propionato e a inulina, ocorre uma ida segura da substância até o sistema digestivo, seguindo o caminho até o cólon, onde será liberado da inulina por bactérias.

Vinte voluntários receberam as doses de inulina com o novo ingrediente nos testes iniciais. Nomeado de IPE, ele fez as pessoas comerem menos. Depois da ingestão de IPE, os pesquisados foram levados a um buffet, onde se serviram como quiseram. As pessoas que tinham ingerido o IPE anteriormente, comeram 14% menos comida do que aqueles que não tinham.

Em uma segunda parte da pesquisa, foram selecionados 49 voluntários que estavam acima do peso. Eles receberam IPE ou inulina no formato de pó, adicionando 10g (o que equivale a aproximadamente uma colher) para as refeições do dia a dia.

Depois de 6 meses, seis voluntários (dos 24) que tinham recebido a inulina, tinham ganhado 3% a mais do seu peso corporal, sendo que apenas um dos 25 que ingeriram o IPE teve o mesmo resultado.

Os diferentes tipos de propionato

 

Não é apenas para dar saciedade que o propionato funciona. Ele também é utilizado em corticosteroides e anabolizantes. No formato clobetasol, esse hormônio é muito potente, sendo utilizado para hidratantes que tratam inflamações na pele, como o eczema e a dermatite.

O composto combate os sintomas de inflamação, coceira e vermelhidão, também sendo utilizado no tratamento de psoríase.

Já a forma do hormônio combinado com a testosterona trabalha como um esteroide bastante anabólico e androgênico.

A composição é utilizada para produzir mais força, de maneira rápida,e aumentar a massa magra. É bastante comum a sua ingestão por frequentadores de academias ou pessoas que desejam perder gordura ao mesmo tempo em que ganham massa corporal.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!