Remédios Caseiros

Angico: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 23/01/2015

O poder de cura das plantas é indiscutível, por isso, algumas delas, como o angico, podem ser um santo remédio para inúmeras situações. Esta é uma espécie de acácia muito comum no Brasil, encontrada em locais com bastante vegetação. Além de possuir propriedades medicinais, é muito usada na fabricação de móveis, já que a madeira é de alta qualidade.

 

Angico

Esta espécie de acácia tem seu poder de cura concentrado na casca. Foto: iStock, Getty Images

Mas o que realmente torna o angico uma planta muito especial são suas características de cura, encontradas principalmente em sua casca. Em sua composição, podemos encontrar substâncias importantes para a manutenção da saúde, bem como em suas folhas e casca, onde é possível encontrar taninos, saponinas e mucilagens, além da goma é rica em angicose.

Longe das folhas e sementes do angico

 

Apesar da casca ser um ótimo remédio caseiro, é necessário ficar longe das sementes e folhas, já que elas possuem uma substância chamada bufotemina, que possui propriedades alucinógenas.

Devido às substâncias encontradas em sua casca, a planta pode ser base para remédios caseiros, especialmente para tratar problemas respiratórios.

É possível encontrar extratos ou tintura da planta em diversas lojas de produtos naturais, mas se você tem uma árvore desta espécie em casa, pode usá-la de várias maneiras.

Receita de xarope de angico

 

Este é um remédio caseiro muito comum utilizando a planta, principalmente para a cura de problemas respiratórios, tais como tosse, bronquite, asma, mas também atua na cura da anemia e na luta contra o câncer.

Para isso, basta pegar um pedaço de entrecasca de angico, desfiá-lo e colocar para ferver em um litro e meio de água. Depois disso, acrescentar cerca de meio quilo de açúcar e deixar ferver por mais alguns minutos.

Você deve manter a mistura sempre na geladeira, caso contrário, deve acrescentar um quarto de xícara de cachaça para cada litro de xarope de angico. Use este remédio caseiro na dose de uma colher de sopa, todos os dias, alguns minutos antes do almoço.

Aprenda a fazer o chá

 

Além do xarope, você pode utilizar o chá de angico em casos de disenteria, infecções de garganta e problemas de apetite. Para isso, basta usar uma colher de casca em um litro de água fervente.

Depois, basta colocar a água fervente em uma jarra com a casca e deixar em infusão por cerca de 15 minutos. Por fim, resta coar e beber uma xícara de chá de angico três vezes ao dia.

Receita de óleo

 

Este óleo pode ser usado em problemas de pele e também como um laxante. Para fazer este remédio caseiro basta usar 200 gramas de entrecasca da planta, óleo de soja e um pote de vidro com tampa. Coloque a casca de angico no pote e complete com óleo de soja.

Leve ao fogo, em banho-maria, por cerca de 30 minutos. Depois é só desligar o fogo e deixar esfriar. Para utilizar o óleo para casos de problemas intestinais ou respiratórios, basta ingerir uma colher todos os dias pela manhã em jejum. Em problemas de pele, aplicar topicamente o óleo, e massagear a região afetada.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima