Pele

Aprenda como fazer clareamento de pele de forma segura

Por Redação Doutíssima 23/01/2015

O melasma é um dos principais motivos para uma mulher querer descobrir uma forma de clareamento de pele. Aquelas manchas escuras, que surgem principalmente na testa, nas bochechas ou acima dos lábios, podem ser causadas por fatores genéticos, gravidez, hormônios e, especialmente, por exposição ao sol sem o uso de protetor solar.

A boa notícia é que existem procedimentos eficientes e seguros a um custo relativamente acessível. A má notícia, é que nenhum produto consegue o clareamento definitivo.

clareamento de pele

Há técnicas bem eficazes e também receitas caseiras para acabar com as manchas. Foto: iStock, Getty Images

Protetor solar, essencial para clareamento de pele

 

O protetor solar cumpre papel importantíssimo para quem pretende fazer clareamento de pele e para quem quer evitar o surgimento de manchas escuras no rosto e também no corpo. A recomendação de dermatologistas é que seja feita a aplicação do protetor meia hora antes da exposição solar.

Mesmo que você fique dentro de casa, é aconselhável o uso do protetor, pois as luzes também queimam a pele. Repasse o creme com bloqueador solar ao longo do dia quantas vezes for necessário, mas antes faça a limpeza da pele, nem que seja apenas com água corrente.

O fator de proteção solar (FPS) para o rosto deve ser de, no mínimo, 30. Pessoas mais branquinhas podem investir em fatores acima de 50.

Principais tratamentos para clareamento de pele

 

Conheça, agora, algumas técnicas aplicadas ao clareamento de pele. Analise e veja qual a que melhor se adapta às suas necessidades.

 

1. Peeling químico

Um dos mais eficazes tratamentos para clarear a pele é o peeling químico. Usando ácidos, como o alfa-hidrozi, o procedimento age queimando a camada superior da pele e deixa à mostra uma pele novinha.

O peeling exige cerca de 10 sessões. O procedimento não deve ser feito durante o verão, pois a pessoa não deve expor a pele ao sol. Por isso, o protetor solar é fundamental para o resultado desejado.

 

2. Fototerapia

A fototerapia tem uma ação multifuncional, pois consegue proporcionar o clareamento de pele enquanto elimina rugas e acne. Segura e indolor, a fototerapia é indicada para todos os tipos de pele, em especial, para pessoas com pele sensível. A técnica não provoca efeitos colaterais.

 

3. Laser CO2

O procedimento que proporciona a emissão do laser CO2 clareia a pele e ainda é capaz de rejuvenescer o rosto, eliminar ruga e cicatriz de acnes. A técnica deve ser feita por um profissional habilitado, pois é capaz de atingir camadas profundas da pele. Uma pessoa que não sabe manusear o equipamento pode provocar lesão no rosto do paciente.

 

4. Ácido retinoico

O ácido retinoico é um dos tratamentos mais indicados por dermatologistas. Ele aumenta a produção de colágeno e, assim, consegue diminuir rugas e manchas. Quem faz uso de ácido retinoico obtém resultados mais eficazes ao aliar com outra técnica de clareamento de pele. Usar protetor solar junto com o ácido é vital.

Veja uma receita caseira de clareamento de pele

 

Além das técnicas oferecidas em clínicas, o clareamento de pele, pode ser feito em casa, com o preparo de máscaras bem simples de fazer. Aprenda a preparar uma máscara para o rosto que provoca o efeito lifting:

Ingredientes:

– 1 clara de ovo

– 1 colher de sopa de amido de milho

Modo de Preparo:


Bata a clara em neve e ao final acrescente o amido de milho. Misture até obter um creme homogêneo e aplique no rosto por 15 minutos. Você pode fazer uso do creme de duas a três vezes por semana.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!