Dica do Nutricionista

8 alimentos que não podem faltar na sua despensa

Por Redação Doutíssima 23/01/2015

Antes de pensar em quais alimentos não podem faltar na despensa, é fundamental ter em mente a necessidade de alimentar-se de maneira correta todos os dias, a fim de manter-se saudável e sem os indesejáveis quilos a mais. Uma alimentação saudável deve conter frutas, legumes, verduras, cereais, leguminosas, leite desnatado ou semi, ovos, carne magra, peixe e frango, basicamente. Organizar a despensa por tipos de alimentos, deixando à frente os que estão com a data de validade mais próxima, é uma forma de ter sempre à disposição os itens mais necessários e evitar desperdício. Confira a lista dos principais alimentos que devem estar sempre disponíveis na despensa e/ou geladeira.

 

despensa

Foto: Shutterstock; Existem alimentos imprescindíveis em toda despensa

 

  1. Frutas, legumes e verduras – Devem ser consumidos todos os dias, pois apresentam uma combinação de vitaminas, fibras e minerais importantíssima na prevenção de doenças, além de colaborar com a manutenção do peso.

     

  2. Alimentos secos – Incluem o feijão, que marca presença todos os dias na maioria dos almoços; o arroz, que além de fazer parte da combinação perfeita com o feijão, é de preparo fácil e rápido; macarrão, farinha de trigo, amido de milho, açúcar, cereais, algum fruto seco e fermento em pó. É interessante ter, além do feijão, outros tipos de leguminosas para variar, podendo ser: ervilha, lentilha ou grão-de-bico. Elas são ricas em fibras e proteína e isentas de colesterol. Uma delas não pode faltar na despensa. O arroz fornece energia ao organismo, minerais, proteína e vitaminas, além do baixo teor de lipídeos, o qual deve ser substituído pelo arroz integral, pelo menos em alguns dias da semana. E o macarrão é um alimento de preparo prático e rápido, importantíssimo para as emergências.

     

  3. Leite desnatado ou semi – É necessário para a formação dos ossos e dentes e na prevenção da osteoporose, sem contar que é o alimento indispensável do café da manhã da maioria das pessoas.

     

  4. Temperos – Cebola, alho e sal são indispensáveis para enriquecer o sabor de todos os pratos. O azeite para temperar as saladas e o óleo para o preparo dos alimentos (em pequena quantidade).

     

  5. Carnes – Uma delas (carne magra, frango ou peixe) deve fazer parte de pelo menos uma refeição do dia.

     

  6. Ovos – Alimento fácil e rápido de preparar, que oferece inúmeras opções, além de ser matéria-prima no preparo de uma grande diversidade de alimentos.

     

  7. Enlatados – Principalmente sardinha, atum e salmão, conservados em salmoura. Seleta de legumes, milho e ervilha também fazem parte dos alimentos chamados de “cartas na manga”.

     

  8. Polpa de fruta congelada e suco em garrafa – Praticidade no preparo de sucos.

     

    despensa

    Foto: Shutterstock ; A escolha dos alimentos no supermercado é essencial para uma despensa completa

     

Dicas

 

  • Segundo orientações de profissionais da área da saúde, o feijão carioca é mais rico em ferro do que os seus outros tipos.
  • Quando consumido na feijoada, o feijão é ainda mais nutritivo, por conta da carne, que favorece a absorção do ferro.
  • Doces e guloseimas não devem frequentar a despensa com assiduidade, uma vez que tendo à mão é mais difícil ficar sem.
  • Torradas podem ser feitas com sobras de pão.

 

Os alimentos citados são considerados como indispensáveis, o que não impede a inclusão de outros, dependendo das preferências das pessoas da casa. O mais importante é não deixar faltar os alimentos básicos e organizar a despensa, pensando na facilidade na hora de preparar as refeições, sem esquecer a necessidade de aliar praticidade e saúde sempre. Boa sorte!