Remédios Caseiros

Fel da Terra: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 23/01/2015

O fel da terra é uma planta que cresce entre 15 e 40 centímetros, floresce de junho a outubro, e cujas sementes amadurecem de agosto a outubro. Originária da Europa e da África do Norte, é uma planta comestível e que é utilizada como tempero e aromatizante para licores e bebidas com sabor mais amargo.

 

Fel da Terra

Planta combate especialmente problemas relacionados ao aparelho digestivo. Foto: iStock, Getty Images

Além disso, porém, também é bastante empregada como um ingrediente natural para a preparação de remédios caseiros, já que possui uma série de propriedades medicinais extremamente benéficas à saúde – principalmente para tratar condições relacionadas ao aparelho digestivo.

Como usar o fel da terra

 

Abaixo você confere as principais indicações de uso desta planta e como preparar os remédios caseiros apropriados para cada tipo de complicação.

 

1. Digestão

 

Para aqueles que às vezes exageram na hora das refeições, o fel da terra é uma excelente alternativa para auxiliar no processo de uma digestão pesada. Como já indicado acima, é no tratamento de condições do sistema digestivo que se visualizam os melhores benefícios do uso dessa planta, já que ela funciona como um laxante natural, fortalecendo-o.

É extremamente simples beneficiar-se da planta para auxiliar o processo digestivo: basta fazer uma infusão através da mistura de 5 gramas de flores de fel da terra em um litro de água fervente, tapá-la e deixar esfriar. Beba uma xícara após as refeições.

 

2. Feridas

 

De acordo com levantamentos científicos, a utilização externa do fel da terra é indicada para o tratamento de feridas.

Para isso, a preparação segue a mesma receita do chá digestivo: ferva 5 gramas de flores de fel da terra em um litro de água fervente, tape e deixe esfriar. Depois, ao invés de beber essa mistura, use-a para molhar uma gaze ou um pano limpo, e aplique sobre a área afetada para fazer a limpeza do ferimento.

 

3. Falta de Apetite

 

Muitos estudiosos de plantas e remédios naturais indicam o uso da planta para tratar pessoas que têm inapetência.

Aqui, a receita mais indicada é misturar 20 gramas da planta em 750ml de vinho branco, deixar mistura descansa por mais ou menos 7 dias, e depois coá-la. Indica-se a ingestão de um pequeno copo antes das refeições, mas esse não é um remédio indicado para menores de idade ou outras pessoas que não possam ingerir bebidas alcoólicas.

4. Estimular o metabolismo

 

Se a ideia e a necessidade é a de estimular o metabolismo, um remédio caseiro preparado com fel da terra é uma ótima alternativa. Para isso, você precisará misturar flores secas de planta, aproximadamente 60 gramas, em um bom vinho branco, deixando a mistura maturar por cinco dias.

Depois é só filtrar e colocar em uma garrafa, bebendo um pequeno copo sempre antes das refeições. Mais uma vez, essa não é uma opção indicada para menores de idade ou pessoas que não possam consumir bebidas alcoólicas.

5. Prisão de Ventre

 

Como já dito acima, a planta é ótima para tratar complicações do sistema digestivo – dentre elas a prisão de ventre. Faça uma pequena massa com meia grama das flores, use  para incrementar o sabor de waffers ou misture-a com mel, consumindo três vezes ao dia, para notar os benefícios.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima