Remédios Caseiros

Jequitibá: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 23/01/2015

O jequitibá é uma das maiores árvores brasileiras: pode chegar a 40 metros de altura, e seu tronco pode atingir um extraordinário diâmetro de 2 metros. Essa árvore possui algumas espécies, como o jequitibá-rosa (cariniana legalis), o jequitibá-branco (cariniana estrellensis), o jequitibá-vermelho (cariniana rubra), o jequitibá-cravinho (cariniana parvifolia) e o jequitibá (cariniana ianeirensis).

 

jequitiba

A árvore se destaca não somente por seu tamanho, mas pelas propriedades medicinais. Foto: iStock, Getty Images

Atualmente ameaçado de extinção, o jequitibá não se destaca apenas pelo seu tamanho, mas também por suas propriedades medicinais, que podem ser utilizadas para o tratamento de diversas doenças. Dentre essas propriedades, destacam-se a adstringente, a descongestionante, a laxante, a anti-inflamatória e a emética – todas elas são obtidas através do sumo da árvore, que é obtido após um pequeno corte de sua casca.

Jequitibá trata útero e ovários

 

Ainda que possa ser utilizado para tratar problemas em alguns órgãos como o útero e os ovários, assim como para atacar a irritação da vagina e a leucorreia, classicamente o jequitibá tem sido associado ao tratamento de problemas na boca e na garganta.

Todos os remédios caseiros feitos a partir do jequitibá são feitos a partir da casca da árvore, que pode ser encontrada para comercialização em casas especializadas em produtos naturais.

Como fazer um remédio caseiro com jequitibá?

 

Como já mencionado acima, as propriedades da árvore são obtidas através de sua casca, que pode ser encontrada em casas de produtos naturais para comercialização. A partir daí, o mais indicado é a preparação de um chá.

Para fazê-lo, coloque de 3 a 4 pedaços da casca em um litro de água e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos após a mistura começar a ferver. Passado esse período, agora você deve retirar a mistura do forno, e deixá-la em repouso, tampada, por mais 10 minutos adicionais.

Por fim, basta coá-la e ela estará pronta para o uso – que poderá ser oral, ou seja, bebendo a mistura ou com de gargarejos, ou então tópico, através de lavagens.

Indicações

1. Inflamação das amígdalas

 

As amígdalas possuem a forma redonda, e encontram-se entre a parte traseira da boca e a garganta. Em condições normais, são importantes para a prevenção de infecções através da produção de anticorpos, mas não é raro que se inflamem, quando passam a ser um problema.

Fazendo gargarejos com este chá, é possível combater essa inflamação – e também aquelas que ocorrem na garganta – e obter uma melhor significativa.

2. Aftas

 

A aftas são pequenas feridas, bastante dolorosas, que surgem na boca, principalmente na língua e nas paredes internas, de pessoas que estão com a imunidade baixa. Comumente são brancas ou amarelas, e em seu entorno nota-se claramente uma área vermelha.

Em razão de suas propriedades medicinais, o chá pode ser uma excelente alternativa para o combate às aftas. Para isso, basta fazer alguns gargarejos diários com essa solução.

3. Irritação na Vagina

 

Existem diversas causas que justificam o aparecimento de irritação vaginal, mas o certo é que através de uma lavagem na área feita a partir do chá da casca desta árvore é possível obter uma considerável melhora nos sintomas desse problema.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!