Remédios Caseiros

Lúpulo: conheça os benefícios surpreendentes desta planta

Por Redação Doutíssima 23/01/2015

Há muitas pessoas que imaginam o lúpulo apenas como um ingrediente aromatizante para a cerveja, mas esta planta é muito mais que isso. Acredite ou não, as flores que pertencem a esta planta podem ser colhidas e, a partir delas, ser feito um chá de sabor amargo que ajuda a aliviar rapidamente uma vasta gama de doenças.

lúpulo

Propriedade desta planta vai muito além de aromatizar cervejas. Foto: iStock, Getty Images

Trata-se de uma trepadeira perene, amplamente cultivada em todo o mundo. As flores masculinas e femininas estão localizadas em plantas separadas e os frutos em forma de cone são coletados no outono e cuidadosamente secos.

Lúpulo tem efeito rejuvenescedor

 

Mas o segredo do lúpulo está em sua composição, e neste aspecto esta planta tem muitas vantagens para oferecer, como flavonoides, efeitos antibacterianos, bem como uma variedade de outras maneiras para ajudar a curar e rejuvenescer o corpo.

Como muitas outras plantas, esta tem uma grande variedade de antioxidantes, que auxiliam a evitar que as células sofram danos causados ​​pelos radicais livres no corpo. Muitos estudos mostram que os antioxidantes no corpo ajudam a retardar o envelhecimento e evitar o desenvolvimento do câncer.

Como é mais comumente usada como um chá, esta planta adaptável é rapidamente provando ser útil para um grande número de doenças. Veja quais são os principais benefícios para a saúde do lúpulo.

1. Câncer

 

Muitas plantas atuam na prevenção ao câncer, no entanto, esta possui um composto natural conhecido como humol, um tipo de flavonoide que bloqueia certos efeitos que levam ao crescimento anormal das células da próstata, o que em última instância pode ajudar a prevenir o aparecimento de câncer na região.

Este flavonoide, que só pode ser encontrado no lúpulo, também pode ajudar a prevenir outros tipos de câncer, tais como câncer de mama, câncer de cólon e câncer de ovário.

2. Alivia o stress e a insônia

 

Um dos melhores usos para o chá de lúpulo é que ele ajuda a incentivar uma boa noite de sono. Os efeitos sedativos da planta oferecem uma ajuda para aqueles que estão sofrendo com os efeitos dos distúrbios do sono, como a insônia.

Este efeito pode ser atribuído a um componente encontrado no lúpulo, muito bom para tratar problemas como estresse e ansiedade, bem como para acalmar o corpo. Outros benefícios incluem o alívio da tensão e da depressão.

3. Auxilia a digestão

 

Outra vantagem destes frutos é que eles têm a capacidade de ajudar o sistema digestivo a funcionar bem. Ele pode fazer isso estimulando o organismo a produzir mais ácido no estômago, que atua na quebra das moléculas dos alimentos.

O chá também é bom para o tratamento de infecções do trato urinário e bexiga, devido às propriedades antibacterianas que estão presentes na planta.

4. Saúde da mulher

 

Surpreendentemente, o lúpulo contém estrogênio. Isto pode ser benéfico para muitos problemas que as mulheres enfrentam, como a TPM, a menopausa, e os sintomas que estão relacionados com essas questões.

Outra vantagem para as mulheres é que ele auxilia a desenvolver os seios e a estimular a produção de leite materno, algo bastante benéfico para as mulheres que estão amamentando.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!