Remédios Caseiros

Pholia magra: conheça os benefícios medicinais dessa planta

Por Redação Doutíssima 23/01/2015

De nome científico Cordia ecalyculata, a pholia magra é uma planta tipicamente brasileira, e que possui diversos benefícios medicinais. Como o seu próprio nome já sugere, ela ganha um extremo destaque ao ajudar as pessoas que pretendem perder peso a conquistar esse objetivo de uma forma natural e sem muitos efeitos colaterais.

 

pholia magra

Trata-se de uma grande aliada na luta contra o excesso de peso. Foto: iStock, Getty Images

Pholia magra dá sensação de saciedade

 

Realmente, a pholia magra possui alguns princípios ativos interessantes, que resultam em uma sensação de saciedade, ou seja, perda de apetite, evitando o consumo em excesso de alimentos e facilitando a queima das gorduras.

Para essa finalidade, a planta é encontrada em farmácias de manipulação – caso tenha interesse, pode pedir também por louro-mole ou maria-preta, que são outras nomenclaturas pelas quais a planta é conhecida.

Como se dá esse processo de emagrecimento?

 

Ao contrário de muitos medicamentos que limitam-se a inibir o apetite da pessoa, fazendo assim com que ela coma menos e emagreça “à força”, a pholia magra possui propriedades que a distinguem de outras substâncias usadas para essa finalidade.

Com propriedades altamente diuréticas, a pholia magra auxiliar a drenar todos os líquidos do corpo, e isso faz com que eles estejam em movimento e que não haja excesso de água acumulado. Sabe qual o resultado? Você pode dar adeus àquela sensação de inchaço que vinha lhe perseguindo há algum tempo.

Além disso, como a planta possui cafeína, há aqui também a ação termogênica. E essa ação termogênica é essencial e bastante eficaz na queima dos excessos de gordura.

Há outros benefícios no uso da pholia magra?

 

Definitivamente, sim. Dentre as substâncias químicas benéficas presentes na composição da pholia magra, encontram-se taninos, óleos essenciais, cloreto de potássio, ácido alantoico, alantoína e cafeína. Quer algumas outras condições que é possível tratar com a ingestão da pholia magra? Confira abaixo.

Problemas epiteliais: a alantoína é uma das principais substâncias presentes na planta, e que faz com que seja extremamente benéfica para a regeneração da pele. Ela atua nos vasos linfáticos e promove uma espécie de drenagem, que possibilidade à pele voltar ao seu estado normal de forma natural.

Problemas circulatórios: assim como a ação termogênica da cafeína auxilia na queima das gorduras localizadas, outras substâncias presentes na planta tem a capacidade de evitar o acúmulo de gordura nas artérias coronárias. Isso significa que, com a ingestão da erva você terá menos chances de adquirir algum problema cardíaco.

Existem contraindicações?

 

Sim, principalmente em razão dos altos teores de cafeína que estão presentes na planta. Por causa disso, ela não é indicada para pessoas que tenham condições cardíacas ou então histórico na família nesse sentido – não confunda essa contraindicação com a possibilidade de prevenir problemas circulatórios, que foi citada acima.

Além disso, a cafeína também pode ser responsável por taquicardia, caso haja uma ingestão excessiva da planta.

Na realidade, antes de tomar qualquer substância natural para tratar uma determinada condição, ou até mesmo para obter algum benefício à saúde, é interessante consultar um médico para que ele possa indicar a possibilidade e a dosagem correta para a ingestão dessa substância.

Como tomar?

 

Atualmente a pholia magra não é tão facilmente encontrada. Por isso, a melhor possibilidade de conseguir é procurar uma loja de produtos naturais – nas quais a planta é vendida em cápsulas. Daí, basta tomar uma cápsula 30 minutos antes do almoço e do jantar.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima