Guia dos Dentes

Quer fazer clareamento dental? Descubra como!

Por Redação Doutíssima 23/01/2015

Um sorriso branquinho é o sonho de muitas pessoas que, todos os dias, se deparam com dentes amarelados. A procura por um profissional especializado, na maioria das vezes, pode ser a saída. Atualmente, há muitas técnicas de clareamento dental, procedimentos que garantem aquele sorriso de revista. Mas, é preciso pesquisar e conhecer bem cada um.

Fazer clareamento dental é algo caro, que requer um profissional qualificado e autodisciplina do paciente para que o efeito seja positivo. Infelizmente, nem todos conseguem chegar ao final do tratamento com sucesso, exibindo dentes branquíssimos.

clareamento dental

Há técnicas que prometem o tão sonhado sorriso de revista. Foto: iStock, Getty Images

Qualquer pessoa pode fazer clareamento dental?

 

Essa é uma dúvida comum nos consultórios odontológicos. Infelizmente, não são todas as pessoas que podem fazer clareamento dental nem mesmo os caseiros. O procedimento é contraindicado em casos de pessoas que sofrem de sensibilidade nos dentes ou que estejam em tratamento para sensibilidade.

Pessoas com muitas restaurações ou próteses dentárias também não devem se aventurar no clareamento dental, pois podem não conseguir resultado algum e ainda prejudicar os procedimentos anteriores.

Quem tem reações alérgicas aos produtos usados para clarear os dentes também não podem fazer clareamento.  

Como é feito o clareamento dental

 

O não é feito apenas de uma maneira. Há vários procedimentos aplicados pelos profissionais para o clareamento dental que vão desde um creme dental com ação clareadora a técnicas de aplicação de luz sobre os dentes que podem chegar custar R$ 1 mil o tratamento.

Há procedimentos mais acessíveis financeiramente que podem ser feitos no consultório ou em casa, com indicação do dentista. Entre os procedimentos mais acessíveis e seguros está a aplicação de peróxido de hidrogênio ou de carbamida.

Esses produtos agem quebrando as moléculas dos pigmentos que provocam as manchas nos dentes. Eles clareiam os dentes sem danificar sua estrutura, como era comum em algumas técnicas mais antigas.

O produto deve ser aplicado à noite com auxílio de moldeiras e sempre após indicação de um profissional. É possível remover manchas superficiais e profundas com essa técnica. Um dos principais efeitos colaterais do clareamento dental no passado era a sensibilidade provocada nos dentes.

Hoje em dia, no entanto, dependendo do método e do profissional que indica a técnica, é possível não sentir qualquer desconforto ou dor durante o tratamento, que pode ser longo. Ainda assim, choques ao beber líquidos muito quentes ou gelados são inevitáveis.

Alimentação deve ser controlada

 

 

Durante, e também cerca de 20 dias após o término do clareamento dental, o paciente deve ter cuidado redobrado com a alimentação, principalmente, com aqueles alimentos com pigmentação visível, como chocolate, feijão preto, cenoura e beterraba.

Refrigerantes à base de cola, vinho tinto, bebidas alcoólicas e cigarro também devem ser evitados, pois podem provocar manchas profundas no esmalte dos dentes. Isso acontece porque durante clareamento dental os produtos usados deixam o esmalte dos dentes mais expostos.

Essa última camada de proteção é porosa e quando comemos alimentos pigmentados corre o risco de a mancha se intensificar ao se misturar com os produtos. Por isso, o melhor é evitar tudo que seja mais colorido.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!