Clínica Geral

Saiba mais sobre a importância do estrogênio para a mulher

Por Redação Doutíssima 23/01/2015

Principal hormônio feminino, o estrogênio é o responsável pelo desenho do corpo da mulher, do seu quadril, cintura marcada, seios, pele delicada, voz mais fina. Ele também promove o equilíbrio das taxas de gordura no sangue.

Este hormônio é produzido pelo folículo ovariano em maturação e passa a ser liberado na adolescência, assim que a menina tem a primeirea menstruação e segue com a mulher até a menopausa, quando deixa de ser produzido.

estrogenio

O principal hormônio feminino é determinante na formação física e emocional. Foto: iStock, Getty Images

O estrogênio na puberdade

 

Quando a mulher menstrua, ela passa a produzir estrogênio de forma contínua, até a menopausa. Mas, é na puberdade que este hormônio é capaz de definir as suas formas. Ao ser produzido, o estrogênio estimula células de várias regiões a se reproduzirem.

Para se ter uma ideia da potência desse hormônio, é ele o responsável por fazer o útero triplicar de tamanho para receber um bebê.  Ele também promove o crescimento da vagina e dos lábios vaginais é determina o surgimento dos pelos pubianos. É devido a ele que o quadril da mulher tem formato ovóide e não afunilado, como no caso dos homens.

O estrogênio também tem seu lado negativo para a maioria das mulheres. É por causa dele que elas acumulam gordura no quadril e nas coxas, diferentemente dos homens. Na verdade, isso acontece como preparo para a gestação.

O estrogênio na gravidez

 

O estrogênio também cumpre papel importantíssimo durante o período da gravidez. Sua produção é aumentada durante a gestação e o propósito disso é nobre. Este hormônio estimula o crescimento das glândulas mamárias e do miométrio – a camada mais grossa do útero -, preparando-o para o parto.

Este hormônio promove o relaxamento dos músculos pélvicos, para melhor acomodar o bebê, além de estimular a produção de progesterona, outro importante hormônio para a gestação do feto.

Hormônio da beleza

 

De masculino o estrogênio só tem o nome. Este hormônio influencia a vida da mulher mais do que ela imagina. A beleza está diretamente relacionada a ele. Quanto maior sua quantidade na puberdade, mais bela, ou com mais traços femininos, será a mulher.

Lábios e olhos grandes e maxilares e narizes menores estão totalmente vinculados as taxas deste hormônio no organismo. Agora você já sabe, ao ver uma mulher extremamente bela, saiba que ela tem estrogênio para dar e vender.

Geralmente, a baixa de estrogênio acontece quando a mulher se aproxima da menopausa. Mas também é possível que os níveis sejam reduzidos em mulheres mais jovens, com menos de 40 anos.

Quando isso acontece é comum que a menstruação fique irregular ou até cesse. Fadiga, dores de cabeça, insônia, redução do desejo sexual e até dor nas relações podem acontecer. Em casos mais graves, a mulher pode sofrer de perda da massa óssea e uma consequente osteoporose.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!