Você seria capaz de imaginar que uma simples alga pudesse trazer benefícios à saúde humana? Pois esse é o caso da ágar-ágar, que também é conhecida apenas como ágar. Trata-se de uma substância natural usada há séculos – acredita-se que tenha começado a ser usada no Japão, em 1650.
Desta alga, é possível extrair uma gelatina após um processo de fervura. E essa gelatina extraída da ágar-ágar pode fazer maravilhas pela saúde dos seres humanos.
Ágar-agar atua no sistema digestivo
Das propriedades que mais se destacam na ágar-ágar, está sua alta quantidade de fibras. Talvez seja difícil de acreditar, mas esta alga chega a ter 94,8% de fibras em sua composição, o que faz dela um excelente laxante e uma substância incomparável quando o assunto é potencializar o bom funcionamento do sistema digestivo.
Quer conhecer um pouco mais sobre os benefícios da ágar-ágar? Confira abaixo tudo aquilo que ela pode fazer por você.
Excelente alternativa para o emagrecimento
Como já foi dito acima, a ágar-ágar é um dos alimentos que mais fibras pode fornecer ao ser humano. E isso tem reflexos nas pessoas que buscam fazer dietas para emagrecimento.
É que com esse percentual elevado de fibras, o consumo regular do ágar-ágar diminui o apetite dando uma sensação de saciedade por muito mais tempo – o que evita que você caia em tentação e transgrida o regime alimentar estabelecido.
Além disso, essa substância gelatinosa consegue absorver a glicose, e isso ainda no estômago. O que isso significa? Que irá passar rapidamente pelos diversos órgãos do sistema digestivo e, por consequência, diminuir a retenção e o acúmulo de gordura.
Ainda, ela é capaz de absorver bile, o que conduz à dissolução mais incrementada de colesterol – e isso, você sabe, não é um auxílio apenas para o emagrecimento, mas para a saúde como um todo.
Outros benefícios
Sem dúvidas, o ágar-ágar ganha bastante destaque no auxílio que dá às pessoas que querem perder peso. Porém, existem outros reflexos positivos do seu consumo no organismo humano.
Se você quer um exemplo, a ingestão do ágar-ágar consegue regular a função intestinal, o que é uma ótima opção quando a preocupação é evitar a ocorrência de prisões de ventre ou infecções na região. Ainda, é uma substância extremamente pura, porque vem das profundezas do oceano, e assim é um ótimo desintoxicante.
Por fim, tem efeitos muitos positivos sobre a pele: consegue aumentar a elasticidade e, não bastasse isso, também deixa-a com uma textura mais macia e lisa, prevenindo o aparecimento da acne e das rugas.
Como usar a ágar-ágar?
Existem diversas possibilidade de uso para a ágar-ágar. Atualmente, é possível encontrá-la em pó, tiras de algas secas ou cápsulas vendidas em lojas de produtos naturais.
De posse dessa alga maravilhosa, você pode usá-la das mais diversas formas. É possível fazer chás, sopas ou, até mesmo, compressas em determinadas áreas. Além disso, é possível usá-la no suco.
Para essa última opção, faça seu suco predileto, coloque-o em uma panela e, então, adicione uma colher de ágar. Deixe no fogo e mexa constantemente, até começar a ferver. Basta retirar e deixar esfriar – não precisa ser ao natural, você pode levar a mistura à geladeira.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!