Exercícios

Aprenda a preparar um treino pesado para sua malhação

Por Redação Doutíssima 24/01/2015

Não existe mágica para se alcançar o corpo dos sonhos. É necessário procurar uma academia, fazer exercícios de maneira regular e ter muita disciplina. Se você quer obter resultados de maneira mais rápida, o  melhor é iniciar um treino pesado.

 

treino pesado

Para evitar lesões, fique atento aos limites do seu corpo na hora de treinar. Foto: iStock, Getty Images

Como começar um treino pesado

 

Selecionamos cinco dicas para que você inicie um treino pesado e, desta forma, tenha êxito nos seus objetivos.

  1. Combine peso livre e aparelhos

Pesos livre dificultam a execução de alguns exercícios, além de exigir de você uma disciplina maior. Os aparelhos da academia trabalham melhor o músculo, pois foram planejado para desenvolver, de maneira especifica, o corpo. A combinação de peso livre e aparelho favorecem o trabalho muscular.

  1. Respire corretamente

A respiração correta dá mais energia ao treino pesado. Por isso, quando estiver na fase de contração do músculo, inspire. Depois, expire quando for relaxar o músculo no movimento de volta.

  1. Durma bem

Dormir bem é muito importante para quem está praticando exercícios. Descansar 8 horas por dia ajuda na liberação de hormônios que auxiliam na manutenção muscular. Dê um intervalo de um dia entre um treino e outro.

  1. Combine os exercícios

Intercale exercícios que trabalham o mesmo grupo muscular.

  1. Escolha bem o profissional

A escolha do profissional é muito importante. É ele que irá indicar os exercícios para sua série na academia, tendo o cuidado para que você não exceda os limites do seu corpo.

Cuidados com o treino pesado

 

Os cuidados com o treino pesado vão desde a escolha do profissional ao local no qual você fará esses exercícios. Não esqueça que o acompanhamento de profissionais da área de Nutrição e Fisioterapia são essenciais.

O papel do nutricionista é recomendar uma dieta que ajudará manter sua alimentação de forma regrada e saudável. Já o fisioterapeuta passará a você orientações para evitar lesões musculares.

Dicas para a prática deste tipo de treino

 

Alguns detalhes na execução de exercícios podem fazer grande diferença nos resultados obtidos. Fique atento a eles.

  1. Agachamento no Smith Machine

Não posicione os pés muito a frente do tronco. Capriche na execução dos movimentos. Quanto a carga, lembre-se de respeitar seus limites físicos. Esse exercício beneficia principalmente os glúteos e as panturrilhas.

  1. Leg Press 45º

Faça repetições de 8, 12 e 15 vezes. A primeira série deve ser feita com energia total. Fique atento às orientações do seu personal trainer. O intervalo entre cada série deve ser de 2 minutos. Esse exercício favorece os músculos das pernas.

  1. Respeite os limites do seu corpo

Qualquer pessoa pode fazer um treino pesado, desde que tenha feito uma avaliação clínica completa com um médico e que tenha sido liberado pelo mesmo.

Não cometa exageros, seja na alimentação ou na realização de exercícios. Visite o seu médico regularmente e siga as orientações com disciplina. Execute os exercícios da forma correta para evitar lesões. Se essas recomendações forem levadas à sério seu treino pesado irá lhe render o resultado esperado.