Remédios Caseiros

Feno grego: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 24/01/2015

Uma das maravilhas encontradas na natureza, que pode fazer muito bem para a nossa saúde, é o feno grego. Também conhecido como alfarva ou alforva, é uma erva encontrada na região do Mediterrâneo. Enquanto as sementes e as folhas são usadas principalmente como um tempero culinário, ele também é usado para tratar uma variedade de problemas de saúde.

feno grego

Metabolismo saudável e aumento da libido são alguns dos benefícios desta erva. Foto: iStock, Getty Images

O uso medicinal desta erva se concentra no Egito, Grécia, Itália e Ásia. Nas suas sementes foram encontradas substâncias como proteínas, vitamina C, niacina, potássio, e diosgenina. Outros constituintes ativos são alcaloides, lisina e L-triptofano, bem como saponinas.

Feno grego aumenta a libido

 

Devido às suas propriedades, similares ao estrogênio, as sementes de feno grego ajudam a aumentar a libido e a diminuir o efeito das ondas de calor e oscilações de humor, que são sintomas comuns da menopausa e da TPM.

Na Índia e na China, esta planta tem sido usada para tratar a artrite, asma, bronquite, melhorar a digestão, manter um metabolismo saudável, aumentar a libido, curar problemas de pele, tratar a dor de garganta, e curar o refluxo ácido.  

A erva também tem uma longa história de uso no tratamento de distúrbios reprodutivos, tratamento de desordens hormonais e para reduzir a dor da cólica menstrual. Estudos recentes mostram que ela ajuda a diminuir os níveis de glicose no sangue e colesterol, e pode ser um tratamento eficaz para ambos os tipos de diabetes.

Receitas com feno grego

 

Abaixo, confira quais são os melhores remédios caseiros à base da planta que vem do Mediterrâneo e veja quais são as principais indicações para seu uso.

1. Para desobstruir das artérias

 

As sementes desta planta têm saponinas, que ajudam a reduzir o nível do colesterol LDL que entopem as artérias. Além disso, a elevada quantidade de fibras das sementes desempenham um papel chave na redução dos níveis de colesterol ruim.

Mergulhe uma colher de chá de sementes de feno grego em um copo de água durante a noite. Na manhã seguinte, coma as sementes, juntamente com a água, com o estômago vazio.

2. Para dor ciática

 

O cataplasma preparado a partir de sementes de feno grego também pode ajudar a reduzir a dor ciática, graças aos seus benefícios anti-inflamatórios. Também alivia a artrite e a gota. Para isso, basta moer um punhado de sementes e ferver com leite, o suficiente para obter uma pasta mole.

Aplicar sobre a área dolorida como um cataplasma e deixar por algumas horas antes de enxaguar. Repita diariamente até obter alívio.

3. Para a saúde hormonal

 

As sementes contêm um elemento com efeito estrogênico. Por isso, alguns herbalistas recomendam o seu uso para aumentar a lactação. A erva também ajuda a melhorar o metabolismo da glicose, o que é útil para casos de doença metabólica da glicose associada à obesidade.

Coloque uma colher de chá de sementes em um copo de água quente por cerca de 15 minutos. Coe e beba este chá 3 vezes por dia. Você também pode adicionar um pouco de mel e suco de limão.

4. Para úlceras estomacais

 

O feno grego é conhecido por suas poderosas propriedades curativas e pode tratar úlceras do estômago também. É rico em um composto que protege revestimento do estômago, facilitando o processo de cura.

Ferva uma colher de chá de sementes de feno grego em dois copos de água. Coe e beba com pouco de mel. Outra opção é consumir uma colher de chá de pó de sementes junto com o leite.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!