Remédios Caseiros

Mamica-de-cadela: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 24/01/2015

Você já ouviu falar na mamica-de-cadela? É uma planta que tem um nome um tanto quanto estranho, não? Pois é, a brosimum gaadichaudii trécul, seu nome científico, é conhecida também de outras formas, dependendo da região.

mamica de cadela

Dentre outros benefícios, esta planta atua no tratamento contra o vitiligo. Foto: iStock, Getty Images

Quando você ouvir ipê-do-sertão, pão-de-arara, faveira, boloteiro, inhare ou amoreira do mato, saiba que também se referem à mamica-de-cadela. De toda forma, por mais estranho que seja o nome dessa planta, o fato é que ela possui propriedades benéficas à saúde humana.

Mamica-de-cadela é base para muitos remédios

 

E por isso é um ingrediente que pode ser a base de remédios caseiros para tratar diversas condições de saúde. Mais comumente encontrada na região centro-oeste do Brasil, é caracterizada por ter um arbusto que pode chegar a 4 metros de altura, ter folhas consistentes, e um fruto alaranjado.

Aliás, o fruto dela é bastante parecido com a mama de uma cadela, e é justamente por isso que ela também é chamada de mamica de cadela.

A mamica de cadela, classicamente, é apontada como um dos melhores ingredientes naturais para tratar o vitiligo – que é uma condição da pele, caracterizada pela perda de sua pigmentação.

Ainda, conforme estudos realizados com ela, diz-se que ela pode ser eficaz para a cura ou atenuação dos sintomas de outras condições, tais como gripes, resfriados, úlceras gástricas, doença de chagas e barriga d’água. Isso ocorre porque a mamica de cadela é antigripal, cicatrizante, estomáquica, antioxidante e depurativa.

Quer saber como extrair o melhor da mamica de cadela e preparar eficientes remédios caseiros para tratar determinadas condições de saúde? Confira abaixo algumas possibilidades.

Aprenda a fazer o chá

 

Para o preparado do chá de mamica de cadela, não há muito mistério. Basta adicionar duas colheres de sopa da casca da planta para cada litro de água, esperar ferver e, a partir daí, contar 10 minutos no relógio.

Passado esse tempo, você deve retirar a infusão do fogo e deixá-la descansando, tampada, por outros 10 minutos adicionais. Então, basta coar a mistura e, de preferência, ingerir de duas a três xícaras por dia para obter os benefícios.

Como fazer a loção

 

O preparo da loção feita de mamica-de-cadela é bem parecido com o do chá, embora tome mais tempo. Aqui, você terá que adicionar uma xícara de cascas e raízes da planta, devidamente picadas, em um litro de água fervente.

A diferença é que, ao invés de esperar 10 minutos e consumir, você deverá aguardar 24 horas e passar, 2 vezes por dia, nas regiões que deseja tratar.

Cuidados e efeitos colaterais da mamica-de-cadela

 

Os estudiosos, até o momento, não encontraram qualquer contraindicação para o uso da mamica-de-cadela. É importante, porém, consultar auxílio médico especializado para saber de possíveis interações com eventuais medicamentos que você esteja tomando no momento.

Além disso, há indícios de que o consumo excessivo da mamica-de-cadela pode desencadear efeitos desagradáveis, como o envelhecimento precoce da pele, e, mais grave ainda, até mesmo o câncer de pele. Por isso, tenha bastante cautela ao usar essa planta.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!