Remédios Caseiros

Óleo de borragem: conheça os benefícios para a saúde

Por Redação Doutíssima 24/01/2015

Extraído da planta borragem, o óleo de borragem é uma substância natural originária da Europa, hoje usado amplamente em todo o o planeta, inclusive no Brasil. E não é à toa, já que esse óleo, utilizado historicamente como um produto que faz maravilhas pela beleza, também possui diversas outras propriedades benéficas à saúde humana.

oleo de borragem

Rico em ômega 3, este óleo possui enzimas antienvelhecimento. Foto: iStock, Getty Images

O óleo de borragem, extraído da semente da planta que lhe dá origem, é riquíssimo em ácidos graxos essenciais, ômega 6 e ômega 3. Além disso, contém outros ácidos essenciais, todos eles fundamentais para a manutenção de uma boa estrutura celular da pele.

 

Para se ter uma ideia, o óleo de borragem possui enzimas antienvelhecimento, que colaboram e aceleram a reparação dos eventuais danos que podem ser causados à pele. Existem, porém, diversos outros benefícios associados ao uso do extrato.

Propriedades do óleo de borragem

 

1. Pele

 

Talvez a pele seja a principal beneficiada pelo uso do óleo de borragem. Em razão da presença do ácido gama-linolênico que, quando ausente, pode resultar em gordura nas conhecidas glândulas sebáceas – e o resultado dessa ausência é desastroso, porque a pele então terá uma aparência seca e gordurosa.

Os benefícios, entretanto, vão além. Por exemplo, é possível usar este óleo para acalmar peles irritadas e, ainda, para reduzir a perda de água que normalmente ocorre através dela. Não bastasse isso, com esse óleo há um incremento na circulação do sangue pelos vasos capilares presentes na epiderme – o que lhe dá um aspecto mais bonito.

Por fim, há melhora na aparência das unhas, redução da caspa, e redução quanto à perda do colágeno. Em razão das propriedades adstringentes do óleo de borragem, será possível também combater o aparecimento de rugas.

2. Sistema reprodutor

 

As mulheres, muitas vezes, sofrem com a chamada síndrome pré-menstrual. E, nesse caso, o óleo extraído das sementes da borragem pode ser um excelente remédio, já que regula todos os hormônios envolvidos nesse processo – estrógenos, progesterona e prolactina.

3. Sistema circulatório

 

O uso do extrato previne a ocorrência de trombose, e além disso facilita a dilatação dos vasos que compõem o sistema circulatório, melhorando também os níveis de colesterol no sangue.

4. Anti-inflamatório natural

 

O ácido gama-linolênico, do qual falamos acima, pode converter-se em prostaglandinas. Trata-se de moléculas que têm participação fundamental nos processos inflamatórios que eventualmente podem acometer o ser humano. O uso do óleo, portanto, é uma maneira sadia e natural de combater esses processos.

5. Sistema nervoso

 

Além de estimular a liberação de adrenalina, o óleo também melhora a transmissão entre os neurônios, o que reflete sobre o comportamento da pessoa como um todo.

6. Sistema imunológico

 

Não apenas atuando como um anti-inflamatório, o extrato é capaz de trazer outros reflexos positivos sobre o sistema imunológico. Ele consegue estimular o hormônio tímico e ativar os chamados linfócitos T, que são importantíssimos para o bom funcionamento desse sistema.

Cuidados com o óleo de borragem

 

É preciso ter cautela ao usar este extrato pois ele possui substâncias que podem ser transformadas em toxinas e afetar o fígado. O uso oral é desaconselhado para tratamentos mais longos ou pessoas que tenham problemas hepáticos, bem como para gestantes.

Caso você tenha dúvidas de como introduzir esse óleo nos cuidados do dia- a-dia, consulte um médico, que poderá lhe dar indicações seguras sobre o seu uso.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!