Motivação

Previdência Social: como ter qualidade de vida após se aposentar

Por Redação Doutíssima 24/01/2015

No dia 24 de janeiro é comemorado o Dia da Previdência Social. É contribuindo com esse setor do governo, ao longo de uma vida produtiva, que o trabalhador poderá ter acesso à aposentadoria quando chegar à terceira idade e viver tudo o que não teve oportunidade por falta de tempo.

previdencia social

A aposentadoria dá segurança para viver, da melhor forma, a terceira idade. Foto: iStock, Getty Images

Atualmente, no Brasil, uma pessoa pode solicitar a aposentadoria por tempo de serviço a partir de 30 anos de contribuição (no caso das mulheres) e 35 anos (para os homens).

Além disso, o contribuinte tem direito à aposentadoria especial, por invalidez e por idade (60 anos para mulheres e 65 para homens). Nesse último caso, o valor pago pelo governo é de um salário mínimo.

 

Qualidade de vida passa pela Previdência Social

 

A Previdência Social é um seguro que garante ao contribuinte uma aposentadoria quando ele para de trabalhar. Isso proporciona o descanso merecido para as pessoas que tanto contribuíram com o pais.

Viajar, passar mais tempo com a família ou mesmo iniciar uma nova atividade, é possível depois que a pessoa se aposenta. Com a expectativa de vida cada vez maior, novas oportunidades surgem para aqueles que querem desfrutar a melhor idade.

Faça curso

Com um tempo livre e com a remuneração garantida, que tal fazer um curso que você sempre sonhou? Artesanato, dança, informática ou até mesmo um curso superior. Você é livre para fazer o que quiser, aproveite.

Reúna os amigos

Seja para viajar, dançar em bailes da terceira idade ou botar conversa fora, os amigos são parte importante da vida. Divirta-se com eles, tire fotos, crie recordações agradáveis para afastar pensamentos ruins e ter mais qualidade de vida.

Uma dica é aproveitar o dia de recebimento da Previdência Social e encontrar os amigos para  um almoço em um bom restaurante. Esse pode ser um momento de lazer tradicional , que pode ocorrer todos os meses.

Pratique esportes

Talvez, tudo o que você fez, durante os últimos 30 anos, foi ir da sua casa para o trabalho e do trabalho para a casa. Chegou a hora de mexer o corpo de verdade. Diversas academias disponibilizam atividades para pessoas na terceira idade. Veja qual lhe agrada mais e acrescente saúde aos anos de vida.

Entre em redes sociais

Internet e computador não é de exclusividade dos mais jovens. De acordo com uma pesquisa  da Telehelp, divulgada em 2014, 66% dos idosos usam a internet, sendo que 95% dos entrevistados usam o Facebook.

Tire selfies divertidas, fotos diferentes, mostre ao mundo o que você tem de melhor por meio das redes sociais. Você vai ver que, além de fácil, é o melhor jeito para você se comunicar com os amigos, a família e se divertir.

Vá a eventos culturais

Não importa se você é fã de Roberto Carlos ou Ricky Martin. Aproveite sua independência para ir ao espetáculo que quiser. As casas de shows, os teatro e as salas de cinema, além de lugares confortáveis, oferecem descontos bastante significativos para pessoas com mais de 60 anos.

Sites e telefones úteis da Previdência Social

 

Caso você tenha alguma dúvida sobre a sua aposentadoria, aproveite seu tempo livre e busque informações precisas, diretamente do instituto. A central da Previdência Social funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h (exceto em feriados).

O contribuinte pode entrar em contato pelo telefone 135. Caso dê ocupado, não desista, siga tentando. Você também pode falar com a Previdência Social através do site www.mpas.gov.br.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!