Remédios Caseiros

Sete sangrias: conheça os benefícios para a saúde

Por Redação Doutíssima 24/01/2015

Você já ouviu falar em sete sangrias? Trata-se de um arbusto, que para alguns é uma erva daninha por crescer de forma espontânea, e que tem esse nome porque, antigamente, era comum o uso das sangrias para a recuperação de pessoas enfermas e, como as propriedades medicinais dessa planta são muitas, ela equivaleria a sete sangrias.

sete sangrias

De inúmeras propriedades, esta erva vem sendo usada desde a Antiguidade. Foto: iStock, Getty Images

Há, ainda, outros nomes pelos quais ele é conhecido, tais como pé-de-pinto, guanxuma-vermelha e erva-de-sangue. Nomes estranhos à parte, o fato é que a planta possui diversas propriedades benéficas à saúde humana, e por isso é largamente utilizada como um eficaz remédio caseiro.

Sete sangrias atua contra obesidade

 

Para se ter uma ideia, essa planta é capaz de ter efeitos laxativos sobre o organismo, funcionando também como substância que previne e ataca a diarreia e a obesidade – pode fazer a limpeza do estômago e dos intestinos, e além disso tem propriedades diuréticas, que reduzem o inchaço.

Além disso, a sete sangrias tem reflexos depurativos e hipotensores sobre o sangue, além de reduzir o colesterol nele presente, melhorando o sistema circulatório como um todo e prevenindo doenças cardíacas. Funciona, ainda, como um bom remédio para o tratamento de febres.

 

 

Indicações da sete sangrias

 

Quer saber para quais condições é possível usar a sete sangrias? Confira abaixo algumas opções.

1. Arritmias cardíacas

 

Como já dito acima, a sete sangrias possui a capacidade de fazer uma limpeza do sangue, inclusive eliminando parte do colesterol ruim, bem como de reduzir a hipertensão. É, ainda, uma substância cardiotônica. Por isso, é um excelente remédio caseiro quando o objetivo é acabar com as arritmias cardíacas.

2. Insônia

 

Dentre os efeitos da sete sangrias, destaca-se sua propriedade sedativa. Por isso, trata-se de um excelente remédio natural quando o assunto é acabar com a insônia e ter uma perfeita noite de sono.

3. Febre

 

As febres podem ser sintomas de diversas condições, e quando a temperatura sobe demasiadamente é possível que seja potencialmente perigosa. Há diversos modos de combatê-la e reduzi-la, e um desses métodos é com o uso da sete sangrias, que possui propriedades febrífugas que auxiliam nessa finalidade.

4. Sistema Renal

 

O uso da sete sangrias favorece a eliminação de ácido úrico, o que gera reflexos positivos em todo o sistema renal. Isso decorre de suas propriedades diuréticas que, além de potencializar o funcionamento desse sistema, também é bastante interessante para as pessoas que querem emagrecer, pois evita o inchaço e favorece a perda de peso.

Como usar sete sangrias

 

É possível preparar um chá desta erva, que pode ser encontrada em lojas de produtos naturais. Adicione uma colher e meia em um litro de água, deixe ferver, abafe e aguarde o resfriamento. Após, coe o conteúdo e então faça a ingestão antes das principais refeições do dia, à razão de uma xícara.

Há contraindicações?

 

Sim, como na maior parte dos remédios naturais, o uso desta erva deve ser feito com bastante cautela. Gestantes devem evitá-lo, pois possui efeito emenagogo, que facilita o fluxo menstrual e pode, inclusive, causar abortos indesejados.

Além disso, a ingestão em excesso pode causar diarreia e queda da pressão arterial. Caso tenha dúvidas quanto à aplicação, consulte um médico de sua confiança.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!