Remédios Caseiros

Zimbro: conheça os benefícios à saúde

Por Redação Doutíssima 24/01/2015

O zimbro é uma planta originária da Europa, da América do Norte e de algumas partes do continente asiático, mas também pode ser encontrada no Brasil, sobretudo nas regiões mais temperadas.

zimbro

De rituais sagrados a remédios caseiros, a planta tem excelentes propriedades medicinais. Foto: iStock, Getty Images

Antigamente, era utilizada em rituais sagrados e queimada em templos, mas com o passar dos anos e dos estudos, descobriu-se que o zimbro possui uma série de substâncias e propriedades que podem ser bastante benéficas para o corpo humano.

Das partes da planta, as mais utilizadas são seus frutos e óleos. A partir dessas partes, é possível obter uma série de componentes que ajudam na manutenção de uma boa saúde, como os óleos voláteis mirceno e cineaol, os flavonoides, os açúcares, os taninos, a vitamina C e os glucosideos.

E, justamente pela presença desses componentes, a planta, se utilizada corretamente, pode ter propriedades antirreumáticas, digestivas, emenagogas, carminativas, diuréticas e tônicas digestivas.

Indicações de uso do zimbro

 

Historicamente, esta planta é utilizada principalmente para o tratamento de problemas relacionados ao sistema renal e para a realização de massagens contra dores musculares. Entretanto, é possível usá-lo também para outras finalidades.

A planta é capaz de curar uma série de condições relacionadas ao sistema digestivo, uma vez que auxilia e potencializa o processo de digestão – consegue produzir ácido clorídrico no estômago, o que facilita os processos digestivos.

Além disso, se a pessoa comumente se apresenta sem apetite e, por isso, perde peso involuntariamente, o zimbro pode ser uma alternativa a ser considerada para aumentá-lo.

Por fim, esta planta também pode ser aplicada no tratamento de acne e outras alergias de pele – consegue, inclusive, evitar o aparecimento da caspa.

Como usar?

 

Para obter todos os benefícios à saúde do zimbro, é possível elaborar uma série de remédios caseiros com a planta sendo o ingrediente principal. Confira:

1. Tintura

 

A tintura feita a partir do zimbro é encontrada em lojas de produtos naturais. Você deve colocar aproximadamente de 20 a 40 gotas e um pouco de água em um copo, e tomar essa mistura três vezes ao dia. Nessa forma, o remédio é muito eficaz para tratar os problemas do sistema renal e do trato urinário, e também para estimular o processo digestivo.

2. Chá

 

Este chá é fácil de fazer. Basta misturar 15g de frutas com um copo de água fervente, e deixar a mistura descansando por 30 minutos. Tome 3 copos por dia, e sinta os benefícios para problemas gástricos.

3. Óleo Muscular

 

Já foi dito que o zimbro pode ser excelente para tratar dores musculares. Para isso, você deve adquirir o óleo essencial dessa planta em uma loja de produtos naturais, misturar 10 gotas com 2 colheres pequenas de óleo de amêndoas, e fazer uma massagem relaxante na zona afetada.

4. Enxágue Capilar

 

O zimbro é capaz de eliminar a tão incômoda caspa. Para isso, usa-se o óleo essencial da planta, misturada com uma colher pequena de óleo de coco. Basta misturar tudo em um copo de água quente, e aplicar diretamente sobre o couro cabeludo. Faça isso antes de entrar no banho e enxágue 15 minutos após a aplicação.

Contraindicações do zimbro

 

O uso do zimbro não é indicado para pacientes que tenham nefrite, tampouco para gestantes, já que pode ser tóxico. Além disso, não é recomendado o consumo por mais de seis meses, já que é possível o aparecimento de problemas renais e intestinais. Se você tiver dúvidas, consulte seu médico, que poderá explicar as doses adequadas e o tempo de uso.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!