Remédios Caseiros

Casca de maçã: conheça seus benefícios à saúde

Por Redação Doutíssima 25/01/2015

Popular no mundo todo e cultivada há milhares de anos, a maçã sempre esteve presente nas histórias e crenças de muitas culturas. A fruta em si possui várias propriedades medicinais que melhoram a circulação sanguínea e acabam com a retenção de líquidos, por exemplo. Mas, poucos sabem que a casca de maçã tem muitas propriedades curativas.

casca de maca

Muitas vezes deixada de lado, a casca da fruta oferece inúmeras vantagens para o organismo. Foto: iStock, Getty Images

Propriedades da casca de maçã

 

Rica em nutrientes e antioxidantes, a casca de maçã tem como principal agente o ácido ursólico. Essa substância que deixa a maçã brilhosa e suculenta impede o desgaste muscular, fortalecendo os músculos.

Também proporciona o crescimento muscular e ajuda a prevenir a atrofia enquanto controla o açúcar no sangue e reduz a gordura corporal. O indicado é comer, pelo menos, uma maçã com casca por dia.

Outra substância antioxidante presente na casca de maçã, a procianidina. Ela inibe o crescimento de células cancerígenas, evitando tumores na mama, fígado e cólon. Os fitoquímicos presentes, fenólicos e flavonoides também contribuem para a ação anticancerígena.

Especificamente o flavonoide chamado de quercetina, combate a hipertensão arterial ou pressão alta. O que acontece é que o extrato de casca de maçã melhora a circulação sanguínea, evitando a contração dos vasos sanguíneos.

A absorção de gordura proporcionada pelo alimento ainda diminui a chance de ataques cardíacos e derrames, mantém os níveis de colesterol bom e retarda o envelhecimento da pele. A casca ainda ajuda na digestão e possui efeito laxativo graças às fibras que possui.

Remédios caseiros com casca de maçã

 

Prepare um suco de maça com kiwi para emagrecer, uma vez que a fibra diminui e controla o apetite, ao mesmo tempo em que a pectina regula o trânsito intestinal, evitando intestino preso e inchaço.

Separe duas maçãs com casca, um kiwi e 300ml de água. Lave bem a maçã, corte-a em cubos e leve ao liquidificador. Adicione a água e o kiwi depois de descascá-lo e cortá-lo em tiras. Bata tudo até conseguir uma mistura homogênea. Beba esse suco no intervalo das refeições.

Para se livrar do inchaço e desconforto causado pela retenção de líquidos e limpar seu organismo, faça um chá de casca de maçã. Ele também vai aliviar as dores de gastrite. Coloque a casca de meia maçã para ferver junto com 250ml de água durante 10 minutos.

Depois deixe tapado por 5 minutos, coe, deixe amornar e beba três vezes ao dia. Os efeitos dessa receita podem ser potencializados com o uso de canela em pó. Nesse caso acrescente dois pedaços de canela no chá e adoce-o com mel a gosto.

Contraindicações

 

Em geral, a casca de maçã ou a fruta em si não ocasionam nenhum efeito colateral negativo. Porém deve se prestar atenção em possíveis infecções e alergias causadas por pesticidas colocadas na fruta para evitar larvas e vermes. Não deixe de lavar a maçã com água em abundância. Consulte um especialista antes de começar qualquer tratamento fitoterapêutico.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!