Remédios Caseiros

Chá branco: conheça seus benefícios à saúde

Por Redação Doutíssima 25/01/2015

Pouco conhecido em relação aos outros chás que se originam da planta camellia sinensis, o chá branco tem a mesma origem que os chás verde e preto. A diferença é que ele é produzido das folhas novas e brotos da planta, antes que as flores tenham desabrochado e não passa por nenhum tipo de fermentação.

cha branco

Ação antioxidante é a principal propriedade curativa deste chá. Foto: iStock, Getty Images

As folhas e brotos são cozidos em um processo de vaporização e levados à secagem na luz natural. Conheça as propriedades curativas dessa planta e introduza-as na sua rotina.

Benefícios medicinais do chá do branco

 

A ação antioxidante do chá branco é sua principal propriedade curativa. Ela acontece devido à grande quantidade de catequinas presentes na planta que, por sua vez, previnem doenças cardiovasculares e cerebrais degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Esse mesmo elemento impede alterações genéticas que podem causar o câncer, além de diminuir o risco de câncer pulmonar, hepático e gástrico. Processos inflamatórios como artrite e artrose também são reduzidos.

 

No controle ao colesterol a ação antioxidante do chá branco contribui para a redução do colesterol ruim (LDL) e, consequentemente, evita doenças cardiovasculares. Já o aminoácido chamado de L-teanina contribui para um bom humor aumentando os níveis de dopamina e serotonina no cérebro, neurotransmissores ligados a sensação de relaxamento e bem-estar.

A doença degenerativa que compromete a visão devido à oxidação excessiva da retina também é evitada com o consumo deste chá.

Outro composto presente nesse chá é a cafeína, que atua no sistema nervoso central. Ela age aumentando a disposição na medida em que acaba com a sonolência e a fadiga. Sua ação termogênica ainda auxilia no emagrecimento, elevando o gasto de energia do corpo.

Porém o chá preto e verde possuem resultados mais rápidos para quem quer emagrecer por possuírem níveis mais altos de cafeína.  

Aprenda a fazer o chá branco

 

Para preparar o chá branco será necessário um sachê de chá e uma xícara de água. Comece fervendo a água por cerca de 10 minutos. Depois acrescente o chá e deixe tapado, em repouso, durante 5 minutos. Deixe amornar e está pronto para tomar. É recomendado o consumo de uma xícara do chá por dia. Se preferir, utilize 3 gramas da folha seca ao invés do sachê.

Especificamente para a perda de peso, o chá pode ser misturado a um pouco de gengibre ou canela, que também são termogênicos. Outra opção é preparar uma bebida gelada para a mesma finalidade.

Leve ao liquidificador uma xícara do chá gelado, uma rodela de abacaxi ou melão e três folhas de hortelã. Bata tudo até obter uma mistura homogênea e consuma durante o dia. O abacaxi e o melão também possuem ação diurética.

 

Contraindicações

 

Mesmo que a quantidade de cafeína presente no chá branco não seja muito grande, mulheres grávidas ou em períodos de amamentação devem evitá-lo uma vez que a substância atravessa a barreira placentária e contamina o leite materno, prejudicando o bebê.

Pacientes com hipertensão, batimentos cardíacos irregulares, úlceras gástricas e insônia devem consumir o chá de maneira moderada. Não deixe de consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento fitoterapêutico.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!