Remédios Caseiros

Chá de baunilha: conheça seus benefícios à saúde

Por Redação Doutíssima 25/01/2015

Também conhecida como vanila e vainilla, a baunilha é uma planta que pertence à família das orquídeas. Natural das Américas, ela foi encontrada por Cristóvão Colombo que, encantado com seu sabor e aroma, resolveu levá-la para a Europa. Foi a partir de 1837, depois de técnicas de polinização artificial por questões climáticas, que o chá de baunilha revelou benefícios.

chá de baunilha

Fortalecimento das funções cerebrais está entre as principais propriedades deste chá. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios medicinais do chá de baunilha

 

O chá de baunilha possui ação afrodisíaca, antiespasmódica, antisséptica, aromatizante, colerética, digestiva, emenagoga, estimulante e tônica geral. Possui como mais importante princípio ativo a vanilina, substância antioxidante que previne o envelhecimento celular e as doenças que comprometem o funcionamento cerebral.

Por esse motivo esse chá é eficaz no combate ao Mal de Alzheimer. Impede o aparecimento de células cancerígenas e freia o crescimento das já existentes. Distúrbios do sono, transtornos de ansiedade, depressão e hiperatividade também podem ser amenizados com chá de baunilha graças ao seu poder calmante e relaxante muscular.

A vanila ainda ajuda no funcionamento digestivo, diarreias, discinesias hepatobiliares, dispepsias hiposecretoras, flatulências, melhora infecções urinárias e uterinas, espasmos, febres dinâmicas, falta de energia, esterilidade, melancolia, reumatismo crônico e impotência sexual.

Aprenda a fazer o chá de baunilha

 

No preparo do chá de baunilha separe uma colher (sopa) de chá de essência de baunilha, uma colher (sopa) de chá preto, uma xícara de água e açúcar a gosto. Comece colocando a água para ferver, deixando no fogo por cerca de 10 minutos depois de ela alcançar o ponto de ebulição.

Em seguida, acrescente o chá preto e deixe a mistura tapada por três minutos. Acrescente a vanila e misture bem. A baunilha em si já adoça o chá, por isso experimente antes de colocar o açúcar. Consuma duas xícaras por dia.

Essa receita pode ser usada para a maioria dos tratamentos com baunilha. No caso de impotência sexual, o chá para aumentar a libido é feito somente com duas favas secas de baunilha e meio litro de água.

Ferva a água com a baunilha durante 10 minutos. Depois de desligar o fogo deixe o chá descansando por mais cinco minutos, coe e está pronto. Para obter o efeito desejado deve-se tomar uma xícara do chá três vezes durante o dia.

Contraindicações e efeitos colaterais

 

Mulheres em períodos de amamentação, crianças menores de seis anos de idades, pacientes com alergias respiratórias, úlceras gastro duodenais, gastrites, colite ulcerosa, síndrome de intestino irritado, hepatopatias, epilepsia, doença de Crohn e Mal de Parkinson, entre outras doenças neurológicas, não devem consumir o chá de baunilha.

Possível hipersensibilidade ao óleo essencial de vanilla também devem ser levada em consideração.

O óleo essencial da vanila puro pode conter neurotoxinas que alteram a atividade normal do sistema nervoso central, causando danos ao tecido nervoso. Também pode causar dermatites de contato. Sempre consulte um especialista antes de começar qualquer tratamento fitoterapêutico.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!