Remédios Caseiros

Chá de java: conheça seus benefícios à saúde

Por Redação Doutíssima 25/01/2015

Natural da Ásia, mais precisamente da Indonésia, a java pode ser encontrada em grande parte do mundo, inclusive na América do Sul, já que é acostumada a regiões tropicais e úmidas. É uma planta do tipo arbustiva que chega, no máximo a 1,20 metros de altura. O chá de java oferece grandes benefícios à saúde e pode ser preparado a partir das folhas.

Cha de Java

Auxiliar no tratamento da obesidade, a erva pode ser facilmente encontrada. Foto: iStock, Getty Images

Suas folhas possuem borda dentada e assimétrica na base e suas flores são de cor branco-celeste. Descubra os benefícios medicinais do chá de java e aproveito-os.

 

Propriedades medicinais

 

Também conhecido com chá de bariflora, o chá de java possui propriedades depurativa e diurética que combatem doenças como gota, hipertensão, reumatismo, litíase renal, colesterol alto, problemas no coração e infecções urinárias crônicas como urolitíase, hiperuticemia, cistite, prostatite, uretrite, adenoma benigno da próstata e edemas por insuficiência venosa.

O organismo livre de impurezas ainda facilita o emagrecimento e impede a retenção de líquidos, atuando como coadjuvante no tratamento da obesidade. É a melhora no funcionamento do metabolismo que faz com que o paciente perca peso, porém o chá deve ser somado a uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos.

Antisséptico e antibacteriano, o chá de java também é eficaz contra inflamações da pele causadas por picada de inseto, batidas e ferimentos, evitando infecção. O tratamento pode ser complementado com aplicações das folhas diretamente na pele. Basta amassar as folhas e aplicá-las na derme.

Sua composição consiste em sesquiterpenos e flavonoides. Possui em abundância sais de potássio e de magnésio; os ácidos orgânicos: rosmarínico, ursólico, cafêico, glicólico e benzóico; beta-sitosterol; alfa-amirina; inositol; betaína; colina; diterpenos; metilripariocromeno A; ortosifonina; saponinas triterpênicas: sapofonina e taninos.

Como fazer?

 

A receita do chá de java é muito fácil e rápida! Comece separando uma colher (sopa) da erva e meio litro de água. Leve tudo ao fogo e deixe ferver por cerca 10 minutos. Em seguida desligue e deixe tapado, descansando por mais cinco minutos.

Depois coe e consuma 3 xícaras do chá diariamente antes das principais refeições. As folhas secas da java, usadas para fazer o chá, podem ser encontradas em farmácias e lojas de produtos naturais. A erva ainda é comercializada em forma de cápsulas.

Contraindicações do chá de java

 

Quando consumida em doses pequenas o chá de java não apresenta nenhuma contraindicação, porém um dos efeitos colaterais que um de seus componentes, o tanino, juntamente com seus princípios amargos, pode causar o aumento da secreção cloropéptica.

Seu sabor amargo também pode acarretar náuseas e vômitos. O tratamento com java não é recomendado para pessoas que sofrem de insuficiência renal e/ou cardíaca e problemas estomacais como úlceras e gastrites ou tenha suspeita de obstrução nas vias biliares.

Mesmo que você não sofra de nenhum dessas doenças não deixe de consultar um médico antes de iniciar qualquer automedicação.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!