Remédios Caseiros

Damiana: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 25/01/2015

Também conhecida como erva-damiana, chanana e albina, a damiana é uma planta medicinal originária da América Central, encontrada em abundância no México. Seu arbusto é relativamente pequeno, suas flores possuem aroma semelhante a camomila e seu fruto é muito parecido com o figo.

damiana

A erva é ótima para combater impotência e frigidez. Foto: iStock, Getty Images

Ela possui propriedades antisséptica, carminativa, colagoga, diurética, emenagoga, estimulante, laxante, nervina e afrodisíaca que são muito aproveitadas em forma de chá.

Receitas com damiana

 

Aprenda a fazer remédios caseiros e aproveite os benefícios desta erva. Para áreas específicas da saúde humana, você verá que ela pode agir a seu favor.

1. Impotência sexual

 

Um falha ocasional de ereção é comum e não pode ser considerada uma disfunção sexual, mas para aqueles que sofrem com impotência, a damiana pode ajudar. Ela aumenta a libido e diminui a ansiedade que pode causar a ejaculação precoce.

A planta ainda age como tônico geral, aumentando a capacidade física. Separe duas colheres (sopa) das folhas de albina e um litro de água. Ferva a água e depois acrescente as folhas. Deixe abafado por 5 minutos, coe e deixe esfriar.

2. Frigidez

 

Diversos fatores podem ocasionar a frigidez feminina, impedindo-a de sentir prazer durante a relação sexual ou mesmo a ausência do desejo. Esta erva age provendo alcaloides para o organismo. Eles aumentam o prazer da mulher e melhoram a lubrificação vaginal necessária para uma penetração prazerosa e sem desconforto.

Cerca de duas horas antes de transar, a mulher deve tomar de 2 a 4 gotas do extrato da planta. Se preferir, ela pode preparar e consumir o chá das folhas da mesma.

3. Depressão

 

A damiana possui ação estimulante e energética que combate os sintomas da depressão como a ansiedade, o estresse e o cansaço. Prepare um chá da planta combinado com o fruto oriental goji berry, que além de tonificar o organismo, fortalece o coração, aumenta a resistência e eleva a fertilidade.

Separe uma colher (sopa) de chanana, duas colheres (sopa) de bagas de  goji berry e 600ml de água. Ferva a água e depois adicione os outros ingredientes. Desligue e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Em seguida coe.

4. Imunidade

 

Estar com as defesas do organismo baixas contra vírus, bactérias e fungos pode resultar em infecções recorrentes, febre frequente, náuseas, vômitos, diarréias, entre outros. Doenças mais sérias também pode se desenvolver a partir disso.

A erva-damiana aumenta as células do sangue responsáveis pela proteção, os glóbulos brancos e leocócitos, fortalecendo a imunidade do indivíduo. Prepare uma infusão com 10 ou 15g de folhas da planta em um litro de água fervente. Beba uma xícara do chá por dia.

Contraindicações da damiana

 

Mulheres grávidas ou em período de amamentação e pessoas que sofrem de hipoglicemia devem evitar tratamentos a base de damiana. Visto que a planta pode causar ansiedade, insônia, taquicardia e irritação no intestino e seus efeitos são cumulativos, não é aconselhável o consumo de mais de uma xícara do chá ao dia.

Misturar o chá da planta com outros estimulantes como café e guaraná também não é recomendado. Não deixe de consultar um especialista antes de iniciar a automedicação.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!