Remédios Caseiros

Kombucha: conheça seus benefícios para a saúde

Por Redação Doutíssima 25/01/2015

Descoberto na Rússia por meados do século XIX, a kombucha também é conhecido como kombuchá e chá de cogumelos. Muito popular entre as culturas russa, japonesa e chinesa, ela é um chá fermentado feito de bactérias e leveduras que possui a aparência de uma panqueca.

kombucha

Entre suas principais propriedades está o combate a inflamações. Foto: iStock, Getty Images

Essa “panqueca” é colocada no chá verde ou preto adoçados, formando ácidos e bactérias benéficas que dão a essa bebida suas propriedades curativas. Descubra quais são a passe a usufruí-las.

Benefícios medicinais do kombucha

 

Muitos estudos foram feitos com o passar de anos e décadas para comprovar os benefícios à saúde proporcionados pelo kombucha. Composta principalmente pelo complexo B, ácido glucónico, ácido glucurónico, ácido úsnico e dióxido de carbono, essa bebida reduz o desconforto causado pela artrite e alivia as dores inflamatórias e de ligamentos.

Também equilibra a flora intestinal, restabelecendo os níveis de PH naturais e amenizando os problemas gastrointestinais. O kombucha reduz os altos níveis de colesterol e lipídios no sangue, consequentemente diminui a pressão arterial. No caso dos diabéticos, o chá de cogumelos age aumentando a capacidade das células do corpo a receber insulina.

Porém o chá deve ser fermentado por mais tempo, para que seus níveis de glicose sejam reduzidos. Ainda melhora distúrbios do sono, permitindo que o paciente tenha um sono estável, sonhos vívidos e não acorde com frequência.

Quando consumida regularmente, o kombuchá reduz e dissolve pedras nos rins e previne contra a psoríase. Em casos extremos é recomendado uma aplicação externa do chá, junto com o consumo diário do líquido.

Suas células leveduriformes ainda combatem o fungo cândida albicans, causador de infecções orais e vaginais. O líquido também tem efeito sobre sistema imunológico, impedindo o organismo de contrair febre ou qualquer outra doença viral.

Como preparar o kombucha

 

Para o preparo, separe o cultivo de kombuchá, duas colheres (sopa) do chá de sua preferência, açúcar, água e recipientes grandes com tampa. Lave bem os potes com água e vinagre e deixe guardado em um local com muita luz solar. Comece preparando chá preto ou chá verde em infusão com dois litros de água fervente.

Depois que o chá estiver morno adoce com cinco colheres (sopa) de açúcar por litro de chá. Cubra a mistura e deixe esfriar. Em seguida acrescente a cultura de Kombucha e o chá no pote e tampe.

Para que o processo de fermentação ocorra corretamente deixe-as descansando de oito a dez dias. Não esqueça que o líquido não pode passar dos 30ºC. Passado esse tempo coloque a kombuchá em um novo pote, caso queira reutilizar, e use um funil para coar a bebida.

Separe-a em porções individuais e deixe fechado com tampa ou rolha. Comece tomando 3 xícaras por dia.

Contraindicações

 

O chá de kombucha não é indicado para gestantes ou mulheres em períodos de amamentação devido à presença de heparina, um anticoagulante que pode prejudicar o feto no seu trimestre final de desenvolvimento e causar um efeito laxante no leite materno.

Pessoas hemofílicas ou alérgicas a chá preto ou verde também devem evitar esse tratamento.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!