Remédios Caseiros

Orégano: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 25/01/2015

Muito usado como tempero na gastronomia, o orégano também é conhecido como manjerona rasteira, manjerona silvestre e oregão. Pertencente a família das Labiadas, essa planta cresce em tufos rastejantes que chegam a até 60 centímetros de comprimento, possui sabor picante, folhas pilosas e flores brancas.

 oregano

Muito além do tempero de cozinha, o orégano pode aliviar desde tosse a cólicas menstruais. Foto: iStock, Getty Images

Orégano é expectorante

 

Entre suas propriedades medicinais estão: ação antisséptica, anticaspa, diurética, expectorante, estimulante gástrico, biliar, nervoso, antiinflamatória e antibactericida. Aprenda a fazer remédios caseiros e use o orégano muito além do tempero.

Principais indicações do orégano

 

1. Tosse

 

Os agentes bactericidas e anti-inflamatórios do orégano somado com a ação antimicrobiana do alho formam um ótimo remédio caseiro contra a tosse, seja ela seca ou produtiva. Separe 2 ou 3 dentes de alho, uma colher (sopa) de orégano, e um copo de água. Primeiro, descasque o alho e corte-o em pedaços pequenos.

Coloque a água e o alho para ferver durante 10 minutos. Depois acrescente o oregão e deixe amornar. Adoce com mel e consuma três vezes ao dia. Além da tosse, ele facilita a respiração.

2. Candidíase

 

Infecção causada pelo crescimento de um fungo chamado de Candida, a candidíase pode aparecer na boca, garganta, pele, unhas e genitais. Para acabar com o problema prepare um banho de assento com 250ml de água e um punhado de orégano.

Ferva a água durante alguns minutos, adicionando o tempero em seguida. Deixe tapado, aguarde até amornar e coe. Coloque o líquido em uma bacia grande e lave-se massageando a vagina com movimentos rápidos. Faça isso antes de dormir e não coloque roupa íntima depois.

3. Afta

 

As aftas surgem geralmente na língua e no interior da boca, costumam ser brancas e amareladas e deixam uma região de pele avermelhada e dolorida ao seu redor. Essas e outras inflamações na boca podem ser tratadas com um litro de água e três gramas de óregano. Ferva a água, misture a manjerona e deixe esfriar. Após coe e faça bochechos sempre que possível. Se preferir extraia o sumo do tempero e use-o como pasta dental.

4. Sinusite

 

Inflamação da mucosa dos seios da face, a sinusite pode ser combatida com o óleo de orégano devido às suas propriedades antibacterianas, antissépticas e antifúngicas. Misture o óleo do tempero na água que toma no dia a dia, cerca de cinco gotas em copo de água ou suco. Beba 3 vezes ao dia.

Você também pode colocar as 5 gotas diretamente embaixo da língua. Outra opção é aplicar o óleo nos seios da face, esfregando-os delicadamente e deixando agir por algum tempo.

5. Cólica menstrual

 

Provocada pela liberação de prostaglandina no processo de eliminação da camada interna do útero quando o óvulo não foi fecundado, a cólica menstrual causa dor aguda no baixo ventre e também pode acarretar dores de cabeça e náuseas.

Prepare um chá com uma xícara de água e duas colheres (chá) de orégano. Ferva a água, acrescente o tempero e deixe tapado por 5 minutos. Deixe descansar durante uma noite inteira e consuma no outro dia, 2 xícaras por dia. Evite adoçar esse chá, seja com açúcar ou mel.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!