Especialidades

Saiba como se proteger das principais doenças venéreas

Por Redação Doutíssima 25/01/2015

As doenças venéreas são também chamadas de DSTs, sigla para Doenças Sexualmente Transmissíveis. Por seu contágio se dar através do sexo, antigamente elas tinham a nomenclatura “venéreas” em alusão à Vênus, deusa romana do amor.

 

doenças venéreas

O não uso da camisinha nas relações sexuais é a principal causa de transmissão das DSTs. Foto: iStock, Getty Images

Proteger-se desses problemas é possível, principalmente, através do uso de preservativo. O contágio de forma não sexual é bastante raro e feito por compartilhamento de materiais cortantes e transfusão sanguínea.

Conheça as doenças venéreas mais comuns

 

Existem diversas Doenças Sexualmente Transmissíveis contaminando milhões de pessoas no mundo. Entre as mais comuns, estão a sífilis, a gonorreia, a hepatite B, o herpes genital, o HPV e a mais perigosa de todas, a AIDS.

Sífilis

Caracterizada inicialmente por uma única ferida que não dói, a sífilis progride em estágios. No estágio dois, ela dissemina feridas pelo corpo, provoca febre, dor de garganta, perda de cabelos, cansaço, dores musculares, perda de peso e dor de cabeça. Se não for tratada, chega ao estágio terminal, que afeta os nervos e o cérebro, com grande risco de morte.

Gonorreia

A gonorreia é uma das doenças venéreas mais frequentes e não costuma apresentar sintomas. Quando se manifesta, pode aparecer corrimento nas genitálias, sangramento, dor durante o ato sexual, infecções na garganta, no olho ou no ânus e queimação ao urinar.

Hepatite B

Febre baixa, dores musculares e de cabeça, vômitos, diarreia, dores de estômago, perda de apetite, cansaço e cor amarelada da pele podem indicar hepatite B.

HPV

O papilomavírus humano (HPV) provoca o aparecimento de verrugas nas genitálias, mas pode não ter sintomas. É uma das DSTs mais recorrentes e afeta milhares de pessoas.

Herpes genital

Erupções na pele caracterizam o herpes genital, que faz nascer pequenas bolhas, caroços ou feridas no pênis, na vagina, no ânus ou na boca. As lesões costumam aparecer e sumir constantemente.

AIDS

Mais perigosa que qualquer uma das doenças venéreas é a AIDS. Causada pelo vírus HIV, ela pode permanecer silenciosa por até dez anos. Por seus sintomas iniciais se assemelharem com a gripe, é possível confundi-la e retardar o tratamento.

Dor de cabeça, febre, suor noturno, fadiga, perda de peso, diarreia, vômito, feridas genitais e manchas na pele são os primeiros sinais de uma doença sem cura.

Carnaval e doenças venéreas

 

Com a intensificação da atividade sexual durante o carnaval, fica mais fácil disseminar as doenças venéreas. Sexo sem compromisso e desprotegido é uma das formas mais perigosas de contágio. O sexo oral, vaginal ou anal sem camisinha são as principais causas desses problemas que podem não ter cura.

Proteja-se sempre durante o sexo. Carregue sempre a camisinha com você e não deixe de utilizá-la nunca. Evite trocar de parceiros com muita frequência e faça regularmente os exames preventivos.

Lembre-se que os contraceptivos e pílulas não evitam a contaminação por doenças venéreas. A infecção ocorre exclusivamente por contato sexual, uso da mesma seringa, barbeadores e demais objetos que cortem.

Procure usar sempre materiais descartáveis em salões de beleza, farmácias e pontos de atendimento à saúde. Certifique-se sempre da procedência dos produtos injetáveis que utilizar.