Filhos

Volta às aulas e fim das férias: como preparar seu filho

Por Redação Doutíssima 25/01/2015

Não deixe para se programar muito tarde. A volta às aulas está cada vez mais próxima e seu filho sofrerá uma grande mudança de rotina. Com o fim das férias, ele não estará bem adaptado ao novo período e, por isso, cabe aos pais estabelecer novas regras e organização no dia a dia. Veja algumas dicas que podem ajudar você na hora que seu filho tiver que voltar para a escola.

volta as aulas

Ajustar a rotina torna o início das aulas mais tranquilo e produtivo. Foto: iStock, Getty Images.

Volta às aulas exige organização: confira dicas

 

Durante as férias, a rotina é praticamente deixada de lado. Não existe hora certa para comer, brincar ou dormir. Tudo pode ser feito quando dá vontade. Porém, com a chegada da volta às aulas, os hábitos e os horários devem voltar ao normal. Veja o que você pode fazer:

 

Ajuste os horários

 

Não deixe para programar o despertador apenas um dia antes do primeiro dia de aula. Pelo menos uma semana antes, comece a levantar mais cedo, comer no horário certo e dormir as oito horas diárias que o organismo requer.

Seu corpo vai se sentir muito melhor adaptado se a rotina for estabelecida antes. Do contrário, pode ser desesperador ter que pular da cama logo cedo.

 

Prepare o material escolar antes das aulas

Além de ser quase uma terapia para seu filho, comprar o material escolar antes da volta às aulas é uma forma de mostrar que as férias estão chegando ao fim. Mesmo que você queira aproveitar as promoções após o período, separe o necessário para os primeiros dias: cadernos, lápis, canetas e mochila já indicam que a hora de voltar à escola se aproxima.

Faça também uma limpeza geral nos materiais que seu filho já tem. Veja o que ainda pode ser usado e o que será descartado ou doado a outros estudantes. Isso mostra à criança que ela deve ser organizada e também ajudar aos colegas que estão chegando a etapas pelas quais ele já passou.

Mostre o quanto a volta às aulas é importante

 

Dedicar um cantinho da casa para os estudos e dar uma atenção especial aos compromissos da escola são ações que mostram ao seu filho o quanto você se importa com a vida escolar dele. As mudanças são simples e, com um pouco de disciplina, não interferem em nada na sua rotina. Confira mais duas dicas:

 

Monte um espaço para estudar

 

A concentração e dedicação das crianças são muito melhores se elas tiverem um espaço próprio para isso. Portanto, antes da volta às aulas, crie um ambiente onde elas poderão fazer as tarefas de casa, ler os materiais da escola e, até mesmo, desenhar, pintar e brincar com canetas e papel.

Uma escrivaninha, uma cadeira confortável, cadernos, lápis e outros materiais escolares são suficientes para começar. Peça para seu filho ajudar na decoração, fazendo cartazes e outros objetos artesanais para dar um toque de personalidade no espaço de estudo.

Não esqueça também da iluminação. Para que seu filho não desenvolva problemas de visão ou tenha dores de cabeça em função do esforço, uma luminária pode ser necessária.

Organize sua agenda e a cabeça de seu filho

Verifique se a escola do seu filho não disponibiliza um calendário letivo. Às vezes, você pode organizar uma agenda de palestras, encontros de pais e ir conversando com as crianças sobre como elas também podem participar dos eventos e datas importantes da escola delas.

Planejar, no entanto, não é apenas importante para você. Esteja preparado a orientar seu filho para a volta às aulas, conversando sobre a data de início, deixando-o aproveitar as férias e ir colocando a rotina em ordem conforme vai chegando o dia de voltar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!