Remédios Caseiros

Açafrão-da-terra: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 26/01/2015

açafrão-da-terra (também conhecido como gengibre-amarelo, tumérico, curcuma, açafrão-da índia, açafrão), é uma planta perene, com o rizoma (caule subterrâneo) principal de ramificações laterais compridas. Externamente, os caules são brancos ou acinzentados e internamente amarelados.

Acafrao da terra

Bastante usada na culinária indiana, a erva tem grandes benefícios para a saúde. Foto: iStock, Getty Images

As flores, pequenas e amarelas, nascem de uma espécie de espiga, localizada na ponta de uma haste longa. Possui aroma agradável, que lembra o gengibre, levemente amargo. É bastante usado na gastronomia como especiaria.

Açafrão-da-terra é a erva do equilíbrio

 

Na Índia, por exemplo, serve para dar uma coloração amarelada aos pratos, é o principal ingrediente do famoso curry indiano. Na nutrição o açafrão-da-terra equilibra o efeito picante da pimenta durante a digestão, aquece os pratos mais frios e deixa mais leves os pratos pesados.

Com forte efeito antioxidante, a planta tem uma ação preventiva contra o câncer, e aumenta o efeito da quimioterapia nas situações de resistência a múltiplas drogas. Suas propriedades incluem os efeitos antioxidante, antiinflamatório, amargo, anticoagulante, colerético, anticoncepcional, antiagregante plaquetária, antiinfecciosa, antiasmática.

açafrão-da-terra também é usado em tratamento de doenças crônicas como gastrite, úlcera péptica, distúrbios hepáticos, colesterol alto, artrite e problemas auto-imunes inflamatórios, tais como a artrite reumatoide e a doença de Crohn, e, na dermatologia, com uso em cataplasmas, pode ajudar no tratamento da psoríase.

A raiz também é usada para problemas alérgicos e inflamatórios. É antiaterosclerótico. Diminui o tamanho da trombose no infarto do miocárdio. Age contra a diabetes do tipo II – é hipoglicemiante, diminui os níveis de hemoglobina glicosilada e diminui a microalbuminúria.

Além disso, evita e trata a esclerose múltipla, diminuindo as crises de exacerbação. Retarda o processo degenerativo do Alzheimer e corrige alguns defeitos da fibrose cística. E tem mais, evita e auxilia no tratamento de doenças inflamatórias dos olhos, como uveíte anterior crônica, pseudotumor orbital idiopático.

Também estimula a regeneração muscular, melhora a regeneração das feridas, cicatriza escaras. Mas não é só isso, a lista de benefícios do açafrão-da-terra segue. Ele protege o fígado e os rins de lesões tóxicas, aumenta a secreção biliar e diminui a formação de cálculo biliar.

Tem efeito nas doenças inflamatórias de intestino e protege contra a formação de catarata. Protege o pulmão da fibrose, inibe a replicação do HIV e inibe a reprodução das leishmanias.

Como usar o açafrão-da-terra

 

Para tratar gripes e resfriados. Junte 1 pitada de açafrão-da-terra, 1 xícara de leite e 1 pitada de açúcar mascavo. Ferva o leite com os demais ingredientes e beba morno, pelo menos duas vezes ao dia.

Para uso como cicatrizante e desinfetante de feridas, inclusive as oculares, usa-se um punhado de rizoma em decocção (deixe ferver por 10 minutos, e use 2 a 3 vezes por dia no local afetado.

A decocção das raízes ainda pode ser usada internamente, para melhorar a circulação do sangue e contra a hipertensão. Para este uso é uma colher (sopa) da erva, para cada xícara de água, até três vezes ao dia.

Outra forma de extrair do açafrão-da-terra suas propriedades anti-inflamatórias, é pela infusão. Junte um punhado de açafrão e gengibre ralados em um coador. Aperte as raízes para extrair o líquido delas, junte uma colher de mel e meio litro de água fervente. Cubra e mantenha em infusão por cinco minutos. Beba em seguida.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!