Remédios Caseiros

Agrimônia: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 26/01/2015

agrimônia é um arbusto que pode atingir até um metro de altura, suas folhas são longas e bem recortadas e suas flores são amarelas e nascem em cachos, simulando espigas. A cor das folhas é verde-escuro, são pinuladas, divididas em pares, e vão diminuindo ao longo dos caules.

Agrimonia

De planta ornamental a medicinal, saiba quais são os benefícios da agrimônia. Foto: iStock, Getty Images

Os frutos nascem junto ao caule e aderem à roupa quando se roça neles, como acontece com o picão. A agrimônia pode ser usada como uma planta ornamental, especialmente para melhorar cantos escuros de um ambiente, mas é uma excelente planta medicinal, com poderes adstringentes, bastante usada em casos de diarreia e distúrbios gastrointestinais.

Também conhecida como eupatória, erva-dos-gregos, cresce especialmente na Europa e na Ásia. Suas flores são colhidas principalmente no verão. Seus componentes são taninos, flavonoides, cumarinas e óleo essencial.

Agrimônia é muito usada pelos chineses

 

Tradicional na utilização medicinal pelos chineses, a agrimônia tem princípios ativos como ácido salicílico, agrimofol, agrimondina, derivados floroglicinóis, elagitaninos, provitamina K, saponinas, taninos, vitamina B, agrimonina, agrimonolida, quercetina, fitosterina, eupatorina, traços de óleo essencial e de alcaloides e ácido ursólico.

Suas propriedades medicinais permitem seu uso como adstringente, analgésica, antidiarréica, antiinflamatória, antimicrobiana, antivirótica, ansiolítica, calmante, cicatrizante, colagoga, colerética (moderada), depurativa, diurética, emenagoga (moderada), hemostática local, hipertensora, hipoglicêmica, relaxante, resolutiva, tônica, vermífuga e vulnerária.

É indicada para o tratamento de abscessos, amigdalite, anginas, asma bronquial, bronquite, cálculo renal, catarros bronquiais e intestinais, cistite, cólicas, conjuntivite, dermatite pruriginosa, diarreias, doenças do sangue, dores da garganta, enxaqueca, erupções cutâneas, esmagamento de tecidos, espinhas e estomatite.

 

A agrimônia é especialmente usada no tratamento de faringites crônicas em pessoas que, geralmente por profissão, falam ou cantam muito. Ainda é usada para tratar feridas escrofulosas, feridas de difícil cicatrização, gota, gastrite, hiperglicemia, hipotensão arterial, indigestão, inflamação dos olhos, garganta, laringite e manchas, mordida de cobras.

Quando a musculatura está tensa e/ou dolorida, a erva é uma boa alternativa que ainda pode ser aplicada no tratamento contra parasitas intestinais, sangramento pós-cirurgias dentária, parasitas intestinais, rachaduras na pele, ressecamento da pele, reumatismo, rinites alérgicas, rouquidão, sardas, tuberculose pulmonar, úlceras, varizes, virose.

Uso interno da agrimônia

 

Para tratar gripe, lesão interna, trauma, pancada, úlcera renal, acidez gástrica, faça uma infusão com 50 g de folhas e flores em litro de água fervente. Tape e mantenha em infusão por 10 minutos. Beba 3 xícaras por dia.

Para catarro intestinal faça uma infusão de 50 g de folhas de agrimônia em meio litro de água fervente. Deixar amornar e adicione uma colher de mel, Coe e tome durante o dia.

Uso externo

 

Em compressas, lavagem, inalações e gargarejo faça uma infusão de 60 g de folhas e flores em meio litro de água fervente. Faça bochechos com o líquido morno para inflamações na boca. Com a decocção de 50 g de folhas secas em meio litro de água, com uma colher de mel, faça gargarejos pelo menos 2 vezes ao dia para tratar amigdalites, inflamações, feridas e úlceras.

Compressas podem ser feitas ainda com 5 a 6 colheres (sopa) de flores ou folhas picadas em 1 litro de água fervente.

Curiosidades

 

Plínio a descreveu como uma erva de autoridade principesca. Já Dioscórides recomendava a agrimônia para pacientes com males no fígado; Green, em seu The Universal Herbal, disse que ela cura malária.

O doutor Daniel Smith, médico da primeira metade do século XIX, escreveu no livro, The Reformed Botanic and Indian Physician, que uma decocção da planta poderia tratar demência.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!